GRAVURAS PERDIDAS do pintor espanhol Salvador Dalí foram achadas na garagem de uma residência em Londres, na Inglaterra. De acordo com a casa de leilões Hansons Richmond, que anunciou a descoberta no dia 27 de agosto, os desenhos ficaram escondidos por meio século.

O acervo inclui dez ilustrações de Dalí e cinco de Théo Tobiasse, pintor e escultor francês. Supõe-se que as gravuras, que mostram cenas mitológicas no estilo surrealista, teriam sido compradas em uma liquidação de uma galeria londrina na década de 1970. Com o passar do tempo, foram esquecidas.

Na época, todas as gravuras teriam custado em torno de 500 euros (aproximadamente 3.600 reais). Hoje, podem ser leiloadas e atingir o valor de mais de 30 mil reais cada uma.

#pracegover: Quatro desenhos feitos em folhas brancas mostram silhuetas coloridas de pessoas. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO HANSONSRICHMOND E HULTON ARCHIVE/GETTY IMAGES

DALÍ E O SURREALISMO 

Salvador Dalí (1904-1989) foi o maior representante do surrealismo — que nasceu em Paris, na França, em 1924 —, um dos movimentos do modernismo. Com presença também na literatura, o surrealismo valoriza formas e características que remetem a sonhos e aspectos imaginários, como relógios derretidos, pessoas com formatos geométricos e misturas de elementos da natureza e seres fictícios.

GLOSSÁRIO

MODERNISMO: conjunto de expressões artísticas que surgiram na Europa entre o fim do século 19 e meados do século 20.

FONTES: CNN, HANSONS RICHMOND, DASARTES, ARTE QUE ACONTECE, BRASIL ESCOLA E ESCRITÓRIO DE ARTE

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Joao Magro de CarvCarvalho

    6 meses atrás

    nossa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido