Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
GRAVURAS PERDIDAS do pintor espanhol Salvador Dalí foram achadas na garagem de uma residência em Londres, na Inglaterra. De acordo com a casa de leilões Hansons Richmond, que anunciou a descoberta no dia 27 de agosto, os desenhos ficaram escondidos por meio século.
O acervo inclui dez ilustrações de Dalí e cinco de Théo Tobiasse, pintor e escultor francês. Supõe-se que as gravuras, que mostram cenas mitológicas no estilo surrealista, teriam sido compradas em uma liquidação de uma galeria londrina na década de 1970. Com o passar do tempo, foram esquecidas.
Na época, todas as gravuras teriam custado em torno de 500 euros (aproximadamente 3.600 reais). Hoje, podem ser leiloadas e atingir o valor de mais de 30 mil reais cada uma.
DALÍ E O SURREALISMO
Salvador Dalí (1904-1989) foi o maior representante do surrealismo — que nasceu em Paris, na França, em 1924 —, um dos movimentos do modernismo. Com presença também na literatura, o surrealismo valoriza formas e características que remetem a sonhos e aspectos imaginários, como relógios derretidos, pessoas com formatos geométricos e misturas de elementos da natureza e seres fictícios.
GLOSSÁRIO
MODERNISMO: conjunto de expressões artísticas que surgiram na Europa entre o fim do século 19 e meados do século 20.
FONTES: CNN, HANSONS RICHMOND, DASARTES, ARTE QUE ACONTECE, BRASIL ESCOLA E ESCRITÓRIO DE ARTE
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
nossa
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.