O jovem Pedro B., 12 anos, foi um dos escolhidos para ter um trabalho exposto na mostra on-line Janelas da Arte, da Universidade de São Paulo (USP), que reúne registros produzidos durante a pandemia do novo coronavírus por pesquisadores, professores e artistas, entre outros. A exposição, inaugurada em 22 de dezembro e disponível por tempo indeterminado, também ganhará uma versão presencial — ainda sem data de estreia.

Pedro-leitor-desenho-coronavirus
#pracegover: Pedro sorri para a foto e usa camiseta escura. Ao fundo, balões coloridos. Foto: arquivo pessoal

Acostumado a usar a arte para expressar seus sentimentos, Pedro começou a desenhar sobre as próprias sensações durante o isolamento social para participar de uma ação lançada pelo jornal alemão Die Zeit e o International Museum of Children’s Art (Museu Internacional de Arte Infantil, em tradução livre), em parceria com o Joca, em abril de 2020. “Normalmente, quando eu não sei muito bem como me expressar, eu desenho. A arte alivia bastante o que eu estou sentindo no momento”, contou ele ao Joca.

Foi por isso que Pedro decidiu retratar a figura de um jovem aprisionado no desenho. “Eu ia fazer o coronavírus como um monstro, mas depois eu repensei porque tinha visto uma inspiração parecida. Eu achei que tinha que ser uma ideia original, então comecei a pensar no que eu estava sentindo e retratei isso no desenho: um menino dentro do coronavírus como se o vírus] fosse uma espécie de prisão, uma cela”, explica.

No entanto, quando Pedro terminou o desenho, o prazo para participar da ação divulgada pelo Joca já tinha se encerrado. Mesmo assim, o jovem aproveitou que a arte estava pronta e postou em uma conta no Instagram. “Recebi uma série de elogios e uma amiga da minha mãe quis mostrar para uma professora de artes dela, da USP. Essa professora gostou tanto que colocou na exposição [Janelas da Arte]”, relembra.

Para Pedro, ver o desenho dele integrando uma mostra traz uma mistura de realização e felicidade. “Minha mãe me contou que eu ia participar da exposição quando eu estava em casa. Eu me senti muito satisfeito e muito feliz… Meu desenho foi para uma exposição, isso é uma raridade!”, comemora.

#pracegover: em seu desenho, Pedro quis representar um menino dentro do novo coronavírus. O coronavírus é esverdeado e o garoto usa roupa vermelha e azul. Imagem: arquivo pessoal

Para conferir a mostra, acesse: bit.ly/janelas-da-arte.

Fonte: Jornal da USP.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 164 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Thais

    4 anos atrás

    Achei o texto e o desenho muiiiittttooooooooooooo lindosssssss e wooooooooooooooooooooow desenho maravilhoso

  • LUDIMILA DE

    4 anos atrás

    achei muito muito muuuuuuito lindão

  • Emerson José Campos

    4 anos atrás

    A arte é a melhor ferramenta para resistir a essa pandemia e a insistir na vida e na humanidade.

  • Viviane de Carvalho Cunha

    4 anos atrás

    wooooooooooooooooooooooooooooooooow um verdadeiro artista nato

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido