#pracegover: mulheres da região de Jawzjan, no Afeganistão. O país foi considerado o menos democrático do mundo no levantamento da revista britânica The Economist. Elas usam roupas que vão da cabeça aos pés e estão cobrindo a cabeça com um tecido. Elas estão paradas em um lugar com chão de areia. Crédito de imagem: Lynsey Addario/Getty Images

De acordo com um estudo publicado no dia 27 de fevereiro, pela revista britânica The Economist, a democracia global em 2024 atingiu o ponto mais baixo dos últimos 20 anos.

Democracia é o sistema de organização política e social em que os cidadãos elegem os governantes do país por meio de eleições populares, para que a vontade do povo exerça soberania nas decisões do dia a dia. O índice da publicação monitora 167 nações e territórios e avalia, com uma pontuação de zero a dez, o quanto o desejo popular está sendo atendido e as liberdades dos cidadãos estão sendo respeitadas. Quando um país toma uma decisão arbitrária, como não reconhecer o resultado de uma eleição, perde pontos. O índice global é a média de pontos de todos os avaliados.

Atualmente, a nota global é de 5,17. O estudo destacou que apenas 6,6% da população vive em uma democracia plena e saudável. Duas em cada cinco pessoas estão sob regimes sociopolíticos que a revista considerou autoritários.

A Noruega foi eleita, mais uma vez, o país mais democrático do mundo, com nota 9,81. O Brasil aparece na posição 57, com 6,49. Em último lugar ficou o Afeganistão, com 0,25 ponto.

FONTES: VEJA E THE ECONOMIST.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido