daniel nascimento maratona 186
#pracegover: Daniel Nascimento ao lado do painel que registrou o recorde sul americano. Ele segura o troféu e um buquê de flores. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Aos 23 anos, o brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Danielzinho, fez história para o atletismo brasileiro, em 16 de abril. Ele ficou em terceiro lugar na Maratona de Seul, Coreia do Sul, com tempo de 2h04m51 (duas horas, quatro minutos e 51 segundos). A marca é a melhor já registrada em maratonas para um corredor não nascido na África e o novo recorde sul-americano. O recorde anterior na América do Sul pertencia ao também brasileiro Ronaldo da Costa, com tempo de 2h06m05, conquistado em 1998.

Com o feito, Danielzinho entrou para o grupo de atletas considerados de elite no mundo da maratona, por completar provas abaixo de 2h05m.

Carreira
Nascido em Paraguaçu Paulista (SP), Danielzinho disputou apenas quatro maratonas até agora. A primeira foi em maio de 2021, em Lima, no Peru, com tempo de 2h09m, que lhe garantiu uma vaga na Olimpíada de Tóquio, no Japão. Nos Jogos Olímpicos, ele acabou desistindo da prova. Na terceira maratona da carreira, realizada na cidade espanhola de Valência, em dezembro do ano passado, Danielzinho ficou entre os dez primeiros colocados, com tempo de 2h06m.

Ainda em dezembro de 2021, o brasileiro terminou a Corrida Internacional de São Silvestre, disputada na cidade de São Paulo, em segundo lugar.

Recordistas em maratonas
De acordo com a World Athletics (organização que gerencia o atletismo no mundo), na classificação dos melhores tempos em maratona, categoria masculina, os 60 primeiros colocados são de origem africana — apesar de existirem casos de esportistas que nasceram na África, mas representam países de outras regiões nas competições. O melhor tempo é o do queniano Eliud Kipchoge: 2h01m39, registrado em 2018.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Estadão e GE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido