Resultado de imagem para Landfill Harmonic

O documentário Landfill Harmonic, que conta a história de uma orquestra feita de materiais reciclados ganhou o Green Film Network Award, um prêmio para filmes que retratam o meio ambiente.

0c2f2c_19b653d25cab4ee0a470a6f98b464cc9

O filme mostra como a Orquestra Reciclada do Paraguai transforma lixo em instrumentos musicais.

0c2f2c_c0db413a698b4ec6b60d2ce9a2bdbd39

O violoncelo, por exemplo, é feito de lata de óleo, madeira que já tinha sido jogada fora, uma colher que era usada para amassar carne e uma ferramenta que servia para fazer nhoque.

0c2f2c_075adcca2b5346e2bb809c92e38bdf6b

A orquestra começou em 2006, quando o ambientalista Favio Chávez e o coletor de lixo Nicolás Gómez resolveram criar instrumentos a partir das sucatas que encontravam.

Com o passar dos anos, a orquestra ficou popular.

Miércoles 8 de mayo de 2013. Cateura, Paraguay

Hoje, participam do projeto dezenas de crianças e jovens que vivem na comunidade Bañado Sur, uma área pobre de Cateura de Asunción, no Paraguai.

Graças à reciclagem de materiais, o grupo já conseguiu criar violinos, guitarras, flautas, saxofones e outros instrumentos.

Além de músicas do Paraguai, os jovens também aprendem estilos musicais do mundo inteiro.

De acordo com o site oficial da orquestra, eles tocam desde música clássica até músicas de filmes e bandas como a inglesa The Beatles.

Resultado de imagem para Landfill Harmonic

Para o diretor do documentário, Brad Allgood, a orquestra é uma ótima forma de dar oportunidade para as crianças e jovens pobres de Cateura. “A educação aqui é muito limitada. Sem a orquestra, a maioria das crianças de Cateura vivia na pobreza, sem qualidade de vida. A orquestra trouxe uma vida especial em Cateura.

Favio Chávez, Nicolas Gómez e um grupo de crianças dedicadas uniram forças para criar um projeto que está mudando as tendências culturais da comunidade”, diz Brad.

Trailer:




 

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido