arbitragem feminina 189
#pracegover: foto da assistente de arbitragem Neuza Back, em campo, segurando bandeirinha e com uniforme amarelo e preto. Foto: Getty Images

Pela primeira vez, mulheres atuarão na arbitragem em uma Copa do Mundo masculina de futebol. A catarinense Neuza Back (foto) está entre elas. A lista com o time de arbitragem da Copa do Catar foi divulgada em 19 de maio, pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A brasileira já atuou nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, na Copa do Mundo feminina de 2019 e no Mundial de Clubes de 2020. Ela vai compor a equipe de arbitragem ao lado de outras cinco mulheres: Stéphanie Frappart, da França; Salima Mukansanga, de Ruanda; Yoshimi Yamashita, do Japão; Karen Díaz Medina, do México; e Kathryn Nesbitt, dos Estados Unidos. Assim como as duas últimas, Neuza será assistente de arbitragem. Isso significa que ela deve atuar como bandeirinha, profissional responsável por auxiliar o árbitro a marcar faltas e impedimentos, por exemplo.

“(…) É a qualidade que conta para nós, e não o gênero. Espero que, no futuro, a seleção de árbitras de elite para importantes competições masculinas seja percebida como algo normal, e não mais extraordinário”, afirmou o presidente do comitê de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, em comunicado. Apesar da medida, a quantidade de mulheres selecionadas para a arbitragem ainda é bem menor do que a de homens. No Catar, serão seis mulheres e 129 homens.

Além de Neuza, outros brasileiros vão para a Copa: os árbitros Raphael Claus e Wilton Sampaio e os auxiliares Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Simon e Rodrigo Figueiredo.

Fontes: CNN Brasil, Fifa, Folha de S.Paulo e GQ.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Ricardo Gazel Trindade aluno.ricardotrindade@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    nós temos que respeitar as mulheres.

  • Andre Reis

    1 ano atrás

    ok

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido