Celebrado em 22 de setembro em diversos países, o Dia Mundial Sem Carro pretende questionar o uso do automóvel, que pode nos ajudar a chegar com conforto e rapidez aos nossos destinos, mas que, em excesso, provoca trânsito e poluição.

A ideia é experimentar, pelo menos nesse dia, outros jeitos de se locomover. A data foi criada na França em 1997 e chegou ao Brasil em 2003.

Para comemorar a data, o Joca apresenta quatro projetos brasileiros que incentivam as crianças a descobrirem suas cidades a pé ou de bike. Confira:

1. Carona a Pé
O projeto foi criado em 2015 por três mães para resolver o problema do trânsito em frente às escolas de forma simples e criativa. Membros do Carona a Pé treinam alunos a caminharem até a escola, reduzindo o número de crianças levadas por seus pais em carros. Para garantir a segurança, o caminho é feito em pequenos grupos de crianças vestidas com faixas de identificação e que são conduzidas por adultos. A rota e o horários são decididos antes.
O projeto acontece em três escolas de São Paulo e em oito de Belo Horizonte (Minas Gerais), onde cerca de 200 crianças deixaram de ir de transporte motorizado e passaram a percorrer a pé, uma distância de até dois quilômetros até os locais onde estudam.

2. Exploradores da Rua
Como o nome sugere, as crianças saem das escolas para explorar a cidade por meio da caminhada. Para isso, elas recebem um kit com lupa, binóculo e um saquinho ondem podem coletar descobertas, como pedras, flores e folhas. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam a caminhar com segurança e descubram, desde cedo, a importância do espaço público, aquele que é compartilhado por todos. A iniciativa é do coletivo apē – estudos em mobilidade e acontece na cidade de São Paulo, onde mais de 300 crianças já exploraram ruas.

3. A pezito
Após conhecer a cidade através de caminhadas, crianças de Porto Alegre são estimuladas por adultos a fazerem desenhos e sugerirem propostas para que o espaço público seja mais agradável. No total, 50 crianças passaram pelo A pezito que pretende estimular a alegria, a saúde, a convivência e a cidadania nas ruas.
Transformar lixo em brinquedo e perceber a ausência de faixas de pedestres no caminho foram algumas das descobertas dos participantes. “Tem mil carros passando, ônibus e moto, caminhonetes, vans… Vocês podem ver que está poluindo muito as coisas! Por isso que a gente vai ter que andar mais a pé, de skate, de bike…”, diz Chico, garoto que aparece no vídeo abaixo.

4. Vou de Bike
Para incentivar o uso de bicicletas entre crianças e jovens, a Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura preparou oficinas que vão acontecer em São Paulo entre setembro e outubro. O objetivo é conscientizar pais, familiares, responsáveis, além de crianças e jovens, sobre a importância de seguir algumas dicas de segurança na hora de pedalar.
Entre as regras estão o uso de capacete, joelheira e cotoveleira, se manter sempre à direita dos veículos, respeitar a sinalização e priorizar o uso de espaços exclusivos para a bicicleta, como as ciclofaixas e as ciclovias. O projeto destaca, como benefícios do pedal, o desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora e da autonomia da criança.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Lucileide Silva

    3 anos atrás

    Olá, pessoal! Somos do grupo 5C do Colégio Mendel de Vilas do Atlântico- Lauro de Freitas. Queremos dizer que nós gostamos dessa matéria, principalmente gostamos do projeto em que as crianças olham de lupa e binóculo a rua e procuram coisas interessantes. Tivemos aqui a ideia de ver quais bichinhos podemos encontrar pela rua. Um forte abraço!!

  • Rosemara C. Vicente

    4 anos atrás

    Conheça 5 projetos para explorar a cidade sem carro Nessa reportagem, há apenas 4 projetos. Está faltando um.

  • Jornal_Joca

    4 anos atrás

    Olá, Rosemara! Tem razão, corrigimos a matéria! Obrigada pelo comentário. Continue acompanhando o Joca :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido