São Paulo teve disputa acirrada, enquanto no Rio de Janeiro se confirmou favoritismo
Nos dias 4 e 5 de março, foram realizadas as apurações das notas das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, decidindo as campeãs das duas maiores ligas do Brasil. No Rio, a Beija-Flor conquistou o título, enquanto em São Paulo, a vitória ficou com a Rosas de Ouro.
A decisão do Carnaval paulistano foi a primeira a ser anunciada. Após 15 anos sem conquistar o título, a Rosas de Ouro se sagrou campeã do Grupo Especial, superando a Mocidade Alegre e a Águia de Ouro nos momentos finais da apuração, com a nota do último quesito, evolução.
A agremiação da Brasilândia, na zona norte de São Paulo, levou para a avenida o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, abordando a sorte e os jogos. Os carros alegóricos representaram diferentes modalidades, como xadrez, cassinos e videogames, incluindo referências a personagens famosos do Pokémon e da Nintendo.
Esse foi o oitavo título da história da Rosas de Ouro, que obteve uma recuperação impressionante em relação ao ano passado, quando terminou na décima posição.
Já as escolas Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde foram as últimas colocadas e acabaram rebaixadas para o Grupo de Acesso. No sentido oposto, Pérola Negra e Camisa 12 garantiram as primeiras posições no Grupo de Acesso e desfilarão no Grupo Especial no ano que vem.
No Rio de Janeiro, a Beija-Flor conquistou o 15º título no Carnaval carioca. Com o enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”, a escola de Nilópolis prestou uma emocionante homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, um dos maiores carnavalescos da história, falecido, em 2021, por complicações da covid-19. Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense completaram o pódio, ficando em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A conquista teve um significado ainda mais especial, pois marcou o último desfile de Neguinho da Beija-Flor como intérprete oficial da escola. Após 50 anos de dedicação, ele se despede como um dos maiores intérpretes da história do Carnaval.
Por outro lado, Mocidade Alegre e Unidos de Padre Miguel ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas.
As cinco melhores agremiações de São Paulo e as seis melhores do Rio de Janeiro voltam a se apresentar no dia 8 de março, para o Desfile das Campeãs de cada estado.
Fontes: O Globo e CNN Brasil.
Glossário:
Quesitos: Os quesitos são as categorias avaliadas no desfile. A pontuação é atribuída por quatro jurados em cada um dos nove quesitos, que são julgados na seguinte ordem: enredo, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia, alegoria, fantasia e evolução. O último quesito é considerado apenas em casos em que seja necessário o desempate.
Carnavalesco: É o responsável pela escolha do tema. É esse profissional quem desenvolve o conceito das fantasias e dos carros alegóricos apresentados pela escola.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.