Jovens de 7 a 12 anos de todo o Brasil estão convidados a participar do VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim 2020, que desta vez terá como tema “As quatro estações”. Os participantes poderão escrever uma redação, mensagem ou poesia.

Para a categoria “redação”, os inscritos devem enviar uma história, real ou imaginária, que tenha como cenário a estação do ano preferida do autor. Já os interessados em escrever uma mensagem precisam mandar um texto que manifeste seus sentimentos em relação às quatro estações ou a uma delas em especial. Por fim, os autores que escolherem poesia devem relatar como a chegada de sua estação preferida desperta sentimentos inspiradores.

As produções precisam ser encaminhadas para a comissão julgadora por e-mail ou correio até o segundo semestre, em data que ainda será definida. Ao todo, 250 trabalhos serão escolhidos e premiados em três categorias: “vencedores”, “destaques” ou “selecionados”.

Os vencedores ganharão um troféu e um boneco da mascote do prêmio e receberão três exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, livro que reunirá todos os trabalhos escolhidos no concurso. Já os selecionados receberão a mascote do prêmio e três exemplares da antologia. Para as categorias “vencedores” e “selecionados”, as produções serão julgadas de acordo com a faixa etária dos participantes (7 e 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos). Na categoria “destaques”, os trabalhos serão escolhidos independentemente da faixa etária do autor.

Os resultados do concurso serão divulgados no site da Espantaxim – ainda não há previsão de quando isso acontecerá. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada na Sala São Paulo, localizada na capital paulista.

O Prêmio Espantaxim 2020 é uma iniciativa idealizada pela escritora Dulce Auriemo. Confira o regulamento completo do concurso aqui.

O que diz quem já levou o prêmio?*

“Tenho 11 anos hoje, mas, quando participei do projeto do Espantaxim, tinha 9. Na minha poesia, escrevi como eu imaginava que seria o mundo em 2050 [o tema daquela edição]. Achei muito legal participar, pois tive a oportunidade de me expressar por meio de um texto, vê-lo publicado e receber um prêmio por ele. Fiquei muito feliz!”, Mateus S., 11 anos.

“Eu acho muito legal a ideia do concurso de trazer a opinião das crianças em forma de texto. Para as crianças que querem participar, eu diria para escrever o que sentem em relação ao tema. O texto não precisa ser muito complexo, o importante é mostrar qual é a sua visão sobre a proposta”, Bruna Maria H., 12 anos.

“O meu texto era sobre uma garota que lia um livro sobre o futuro. Dentro desse livro, ela achava um poema que falava sobre como seria o futuro. Então, ela acabava dormindo embaixo de uma árvore e, quando acordava, estava no futuro, em que tudo era diferente. Eu achei muito legal participar do concurso. Depois que participei, comecei a escrever várias histórias”, Melissa C., 12 anos.

“Eu achei bom ter participado do concurso, porque foi uma forma de treinar a minha escrita. No meu texto, falei que somos responsáveis pelo nosso futuro e que devemos ter atitudes boas para garantir que ele seja melhor. Acabar com a ignorância, saber respeitar o espaço do outro, ser solidário… São coisas simples, e que fazem a diferença para um mundo mais justo”, Pedro B., 14 anos.

“Participar do concurso foi incrível, divertido. Eu quero ser uma grande escritora, mas achava que não seria capaz, que ninguém gostaria do que eu escrevo. Mas esse concurso me fez perceber que tenho talento para criar histórias e que as pessoas iriam gostar do que eu faço”, Rayane de C., 12 anos.

“Participar do concurso foi uma experiência incrível. Nunca pensei que venceria um concurso como esse. No meu texto, falei sobre problemas que acontecem hoje e que espero muito que sejam resolvidos. Acho que resolver problemas é mais importante do que ter carros voadores ou coisas futurísticas”, Isabella de S., 14 anos.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido