A espaçonave Atlantis decolando na Flórida, nos Estados Unidos, no ano 2000.

Com muitas pesquisas e descobertas na bagagem, a Nasa completou 60 anos no último dia 29 de julho. Saiba como é possível se tornar um astronauta, ajudar a agência a encontrar o nono planeta do Sistema Solar e outras curiosidades a seguir.

“Um pequeno salto para o homem, mas um grande salto para a humanidade”

A Nasa, que é a sigla para “National Aeronautics and Space Administration” (Administração Nacional Aeronáutica e do Espaço, em português), ou apenas Agência Espacial dos Estados Unidos, foi fundada em 1958 nos Estados Unidos, a partir de uma lei assinada pelo então presidente norte-americano Dwight Eisenhower.

Embora sua criação tenha sido motivada pela curiosidade científica, uma das principais razões pelas quais os Estados Unidos criaram a agência foi a competição com a antiga União Soviética, atual Rússia. Os rivais lançaram o primeiro satélite artificial à órbita, o Sputnik, menos de um ano antes da Nasa nascer.

Um dos mais importantes feitos da agência norte-americana até hoje foi levar os primeiros homens à lua, na missão Apollo 11. No dia 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins chegaram ao nosso satélite. Foi quando Armstrong, o comandante da tripulação, disse a famosa frase “Esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Além da Apollo 11, outro programa muito bem sucedido foi o Viking, que enviou sondas para Marte. Astronautas ainda não pousaram no planeta vermelho, mas as naves Viking 1 e Viking 2 foram a primeira atividade humana em outro planeta.

A agência vem descobrindo sinais de água no solo marciano desde 2002, foi encontrado gelo no subsolo. A partir daí, surgiram outros sinais de que existiriam correntes de água no passado de Marte, e outros vestígios de gelo.

Na imagem, é possível ver o fotógrafo Neil Armstrong no reflexo do capacete do astronauta Edwin Aldrin.

Você pode ajudar a Nasa a explorar o espaço

A Agência possui mais de 18 mil funcionários que trabalham em pesquisas e descobertas, mas você não precisa ser um cientista ou astronauta para ajudá-los a explorar o espaço. Basta ter um computador ou smartphone e acesso à internet.

Um dos jeitos de ajudar a Nasa é procurando o chamado “Planeta Nove”. Pesquisadores realizaram cálculos e estudos que mostram que o Sistema Solar pode ter um nono planeta, o problema é que ele nunca foi encontrado.

Eles também acreditam que um telescópio chamado “Wise” já deve ter tirado alguma foto desse tal planeta, em meio às centenas de milhares de imagens que ele já tirou. Programas de computador não conseguem identificar partes dessas imagens que podem ser importantes para achar o Planeta Nove, ou seja, a Nasa precisa de pessoas que analisem foto por foto, e você pode ser uma delas.

Existe um curso online no site da agência que ensina como interpretar as fotos do Wise e mostra, exatamente, o que um voluntário deve procurar em cada uma delas. Até agora, mais de 48 mil pessoas já ajudaram nesse projeto, mas ele ainda não está nem na metade.

As mais novas descobertas

Dentre as novidades mais interessantes da Nasa dos últimos anos, estão os estudos que procuram água e outros sinais de vida em Marte. A última descoberta significante aconteceu em 2012, quando o jipe Curiosity encontrou compostos orgânicos na superfície marciana, o que significa que pode existir vida ali.

No entanto, a descoberta mais recente desse assunto não veio da Nasa, e sim da INAF, o Instituto Nacional de Astrofísica da Itália. Cientistas italianos divulgaram um estudo em julho de 2018 com dados que indicam que pode existir um lago em Marte com água líquida. Até então só haviam sido encontrados gelo e vapor.

Em 2009, o satélite Kepler foi lançado e descobriu milhares de planetas fora do sistema solar.

O jipe Curiosity em Marte: enviado ao planeta em 2012.

Como se tornar um astronauta

Para trabalhar como astronauta na Nasa, existem algumas restrições e pré-requisitos. É necessário um diploma em um curso de ciências exatas ou biológicas e inglês fluente.

A partir daí, é preciso ser aprovado em uma seleção especial da Nasa, e o problema é que ela quase nunca acontece no Brasil. Nessa seleção, cursos como pilotagem e mergulho são uma vantagem.

Mesmo com a aprovação nessa seleção, não existe uma garantia de que uma expedição espacial vá mesmo acontecer. Mesmo assim, são horas de treinamento técnico e administrativo, além de outros exercícios para uma possível missão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Muito legal, imagina eu ser uma astronauta .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido