Você tem usado celular e tablets em excesso?
Quantas horas por dia você passa no celular ou tablet? Dependendo da resposta, é preciso ficar atento. Um estudo publicado em novembro de 2019 por pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, na Inglaterra, mostrou que um em cada quatro crianças e jovens ouvidos está viciado em tecnologias com telas. De acordo com a pesquisa, quando o acesso aos dispositivos é negado, eles se mostram chateados ou até em pânico.
“O uso constante de celulares pode causar uma série de problemas”, diz a doutora Andrea Campagnolla, especialista em pediatria. “Nosso cérebro não está acostumado a consumir tanta informação tão rápido, por isso o uso constante pode causar irritabilidade, dificuldade de concentração e até insônia”, explica.
O período de pandemia traz dificuldades extras. “Na quarentena, percebi que estava usando celular o dia inteiro, porque estudava nas aulas on-line e continuava na internet jogando e assistindo a vídeos”, relata Thalita A., de 11 anos. “Meus pais colocaram limite para o celular e agora eu tento me distrair com outras coisas de que gosto, como pintar e desenhar”, contou.
Felipe S., de 10 anos, também teve que controlar o uso. “Eu passo de três a quatro horas por dia no celular, mas gostaria de ficar mais. Meus pais impuseram limites. Por exemplo, só posso jogar dia sim, dia não”, explica ele.
De acordo com a doutora Andrea, “em tempos assim é preciso ter regras dentro de casa. Elas vão servir como referência para não perder a noção do tempo”. E faz um alerta: “É importante que os pais se vigiem para dar o exemplo. Esse olhar é necessário para a família inteira”.
Quanto tempo é o ideal?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, em fevereiro, uma tabela com a quantidade recomendável de horas por dia para cada idade usar tecnologias com tela. Entre 6 e 10 anos a recomendação é de três horas diárias.
Fontes: BBC, Época, The New York Times e Sociedade Brasileira de Pediatria.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
FRANCA 29 DE ABRIL DE 2024 PREZADO EDITOR DO JORNAL JOCA NÓS SOMOS ALUNOS DO 5 ANO B DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSE CARLOS DONADELI PANICE DA CIDADE DE FRANCA-SP LEMOS A NOTICIA PUBLICADA NA EDIÇÃO 222 - ABRIL/MAIO- " VÍCIOS EM TELAS" E GOSTARIAMOS DE FAZER UMA PERGUNTA SOBRE A MATÉRIA, O QUE PODE ACONTECER COM O CERÉBRO DE UMA CRIANÇA, CASO ELA FIQUE MAIS DE 5 HORAS NO CELULAR? GOSTAMOS MUITO DA MATÉRIA , POR ISSO QUEREMOS SABER UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO. SUGERIMOS QUE PUBLICASSEM MAIS MATÉRIAS SOBRE AS TECNOLOGIAS. AGUARDAMOS A NOSSA RESPOSTA , TENHAM UM BOM DIA! ALUNOS DO 5º ANO B.
Que interessante
obrigado vou melhorar tb
todo etá na escola tem que para 2 ou 3 dias com a tcnologia pois entedia e o joca poderia entregar o jornal pra quem assina todos os dia pra treinarmos a leitura
Acho q vou começar a regular o meu tempo no tablet e computador
agora vou regular meu uso em eletrônicos
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.