O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. Foto: divulgação

No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. Para lembrar a data, o Joca preparou um especial sobre locais espalhados pelo país que permitem que os cidadãos retirem mudas gratuitamente. Nesses lugares, você, com seus pais ou responsáveis, poderá adquirir uma planta e ajudar o planeta a se tornar um lugar mais arborizado (veja abaixo os benefícios de plantar árvores).

Depois que a muda for plantada, você pode mandar uma foto dela para a gente! É só enviar a imagem para joca@magiadeler.com.br, com o seu nome, idade e cidade onde mora. A foto da sua árvore pode aparecer no site e nas redes sociais do Joca e inspirar outros leitores a plantar também!

Paraná

Os cidadãos paranaenses podem solicitar mudas pelo site do governo do estado. Para fazer a solicitação, é preciso seguir alguns procedimentos. Saiba mais em: https://bityli.com/9m7SO.

São Paulo

Os moradores da capital podem retirar até cinco mudas dos viveiros da prefeitura. Para levar as plantas para casa, é preciso seguir alguns protocolos. Saiba mais em: https://bityli.com/hGxuo.

Minas Gerais

Moradores do estado podem solicitar mudas no Instituto Estadual de Florestas. Na hora de doar as plantas, a entidade dá prioridade para proprietários rurais (quem tem casa no interior), instituições públicas com finalidades socioeducativas (como escolas públicas) e instituições públicas ou organizações não governamentais (ONGs). Saiba mais em: https://cutt.ly/QfLGMKu.

Brasília

Os moradores da cidade podem adquirir até cinco mudas no Viveiro Comunitário do Lago Norte. O viveiro faz parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal e com a administração regional do lado norte, entre outras entidades. Saiba mais em: https://cutt.ly/CfLG96n.

Contato: (61) 3468-9430/ viveirolagonorte@gmail.com.

Ceará

Os moradores do estado podem retirar mudas no Viveiro Apa da Serra de Baturité, do governo do estado. Cada cidadão pode pegar até dez mudas. Saiba mais em: https://bityli.com/uimU9.

Bahia

Os moradores da capital da Bahia, Salvador, podem retirar até duas mudas por meio do serviço Disque Mata Atlântica, oferecido pela prefeitura. As plantas podem ser entregues na residência do cidadão ou retiradas no Parque da Cidade ou no Jardim Botânico de Salvador. Saiba mais em: https://bityli.com/0fLsp.

Amazonas

A cada 15 dias, a prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, realiza uma edição do programa Pedágio Ambiental. Nesse projeto são distribuídas mudas em diferentes partes da cidade. Cada cidadão pode pegar até cinco mudas. Saiba mais em: https://cutt.ly/KfLHTHJ.

A quaresmeira é uma árvore nativa muito popular no Sudeste do Brasil. Foto: divulgação

5 benefícios trazidos pelas árvores:

– Elas ajudam a regular a temperatura do planeta. Bairros com muitas árvores tendem a ser menos quentes do que bairros pouco arborizados.

– Absorvem gás carbônico do ar, o que contribui para diminuir a poluição.

– Colaboram para conter enchentes.

– Servem de moradia e fonte de alimento para animais.

– Deixam o local mais bonito.

A espécie chuva-de-ouro pode ser encontrada na mata atlântica. Foto: divulgação

Dicas:

– Se puder, opte por plantas de espécies nativas, ou seja, que são típicas do Brasil. As chamadas árvores exóticas (aquelas que não fazem parte da flora local) podem ocupar o espaço de plantas nativas e prejudicar o equilíbrio local – para os animais, por exemplo, é melhor se alimentar dos frutos das árvores tipicamente brasileiras. Exemplos de espécies nativas: ipê-do-cerrado e araçá, entre outros.

– Muitas cidades pequenas brasileiras realizam campanhas de doação gratuita de mudas. Caso você não viva em um grande centro, peça para um adulto ajudá-lo a verificar se o seu município realiza algum projeto do tipo. Vocês podem entrar no site da prefeitura, por exemplo, para se informar sobre o assunto.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Amanda Schenk

    3 anos atrás

    Por que quando você vai ficando idoso seu cabelo começa a ficar branco?

  • Gabriela

    3 anos atrás

    Que legal essa reportagem

  • Gi

    3 anos atrás

    adorei essa noticia

  • Fatima do santos

    3 anos atrás

    E capais de sobrevier em Júpiter .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido