Educar os filhos é uma tarefa que, apesar de muito prazerosa, exige muita dedicação e sabedoria dos pais. Além da educação, é necessário que os pais incentivem seus filhos a terem gosto e comprometimento com os estudos. E para conseguir esse feito, existem várias maneiras, sendo uma delas o incentivo por meio da gamificação.

O termo gamificação tem origem na palavra em inglês, game, que significa jogo. Assim, entendemos que esse é um método que utiliza estratégias de um determinado jogo para incentivar a aprendizagem, tanto em sala de aula, como em casa.

Para os pais, essa pode ser uma excelente tática que ajudará a estimular a garotada com a lição de casa nas mais variadas disciplinas, como Matemática, Português e Geografia, por exemplo. Com o método as crianças ficam mais atentas e interessadas e, assim, terão melhores resultados nos estudos.

Se você quer entender mais sobre esse método educativo, continue a leitura e saiba como utilizá-lo nas lições de casa de seu filho. Vamos lá?

Entendendo o funcionamento da gamificação

Para aplicar a técnica, tanto em sala de aula com vários alunos, ou em casa com apenas uma criança, pode-se utilizar algum jogo já existente ou apenas preceitos de jogos durante as realizações das atividades, estimulando a competição de forma saudável, a cooperação e incentivando a participação.

O conceito de gamificação está baseado no fato de que o aluno será recompensado por suas realizações. Dessa forma, um sistema de conquistas é fundamental, por exemplo, por meio de pontuação, onde ele recebe pontos a cada pequena tarefa.

Além disso, é interessante a criação de uma tabela na qual o estudante poderá acompanhar sua evolução. Quando esse método é aplicado com várias crianças numa classe na escola, essa tabela deve ser como um ranking, onde, ao final, o vencedor receberá um prêmio.

Os jogadores podem usar a tecnologia e baixar games no celular, computador ou tablet, ou optar pelos jogos tradicionais, onde usados tabuleiros, cartas, dados, personagens, entre outros itens. O importante é que as regras e objetivos sejam bem compreendidos por todos os participantes.

Aplicando o método no processo de aprendizagem

Em várias escolas, essa técnica vem sendo aplicada e em casa ela também pode ser muito útil. O método deverá ser usado sempre que houver possibilidade, e conforme as necessidades e recursos disponíveis, mas sempre mantendo o foco de proporcionar ao aluno a sensação de estar aprendendo com a prática.

É possível encontrar vários desses tipos de jogos na internet, pois vários sites e empresas têm aproveitado o crescimento desta ideia e estão investindo em plataformas de games e em desenvolvimento de programas neste mesmo sentido.

Embora em muitos dos casos os jogos eletrônicos chamem mais a atenção, é possível criar os próprios jogos utilizando a metodologia antiga ou ainda adaptar os jogos existentes para tornar o ensino mais prazeroso e dinâmico.

Para a eficácia do método, deve-se deixar claro que os jogos não serão utilizados como distração ou passatempo, mas que estarão desenvolvendo sua função educativa. Portanto, pais e professores, ao fazerem uso dessa técnica devem se preocupar em adaptá-la ao conteúdo a ser ensinado e, assim, tornar a lição mais lúdica.

Conhecendo alguns jogos de gamificação

Aqui vão alguns exemplos de jogos que você pode aplicar durante as lições de casa de seus filhos. Confira!

Jogando com as letras para aprender português

O professor ou os pais devem escolher um tema e escrever várias palavras sobre ele. Os estudantes devem acertar quais são as palavras em um determinado tempo. Enquanto isso, o instrutor dá dicas de quantas vogais, consoantes e quantas sílabas aquela palavra possui. Cada acerto dentro do tempo vale um ponto.

Praticando matemática com cartas

Uma boa ideia para praticar os cálculos é através de cartas. Cada carta deve ter um número ou função matemática, assim a criança deve criar várias possibilidades, utilizando o máximo de cartas que conseguir e montar a conta com resultado. A cada realização correta, o participante faz um ponto.

Aprendendo com quebra-cabeça

Deve ser feito um quebra-cabeça sobre o tema que se quer ensinar e as crianças deverão montá-lo durante o tempo estipulado para ganhar os pontos. Esse jogo pode ser sobre o corpo humano ou sobre mapas, por exemplo.

Aprimorando o raciocínio lógico com as cores

Dê para a criança uma folha com o contorno de um desenho dividido em várias partes, sendo que quão maior for a criança, o número de divisões aumenta. Então ela deverá colorir cada espaço de uma cor diferente de lápis, giz de cera ou canetinha, de forma que cada divisão não seja igual às divisões ao lado, ou seja, as cores iguais não podem se encontrar.

Aprendendo História com Quem sou eu

Nesse jogo, coloca-se um papel na testa da criança e nele deverá estar escrito o nome de um personagem histórico importante. Em seguida, ela deve fazer perguntas para descobrir quem ele é. Lembrando que quem estiver lhe aplicando o jogo só poderá responder às perguntas com “sim” ou “não”.

Descobrindo idiomas com Duolingo

Este é um aplicativo que ensina idiomas de forma inovadora. O Duolingo tem feito sucesso em todo o mundo, atraindo usuários de diferentes níveis de conhecimento. Através do app, o usuário tem a possibilidade de escolher um determinado idioma e realizar testes e desafios, acumulando pontos.

Aprendendo informática com Ribbon Hero

Através desse jogo os estudantes aprendem como utilizar o Microsoft Office 2007 e 2010. Nele, diferentes desafios são propostos e ao serem resolvidos geram pontos para o participante que pode acompanhar seu progresso e ir mudando de nível.

Esses jogos são ótimos, tanto para os professores realizarem em sala de aula, quanto para os pais aplicarem durante as lições de casa de seus filhos. Entretanto, é bom lembrar que essa prática deve ser utilizada para estimular o aprendizado, assim, é essencial que esteja relacionada com o tema, sem fugir do objetivo e procurando sempre dar recompensas físicas ou simbólicas, para as conquistas do aluno.

Gostou do post? Agora que você aprendeu um pouco mais sobre gamificação e como esse método pode estimular os estudos de seu filho, está na hora de saber mais sobre a importância de um jornal infantil nas escolas! Conheça o Jornal Joca!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Satchel

    6 anos atrás

    No qusieton this is the place to get this info, thanks y'all.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido