A Receita Federal vai receber as declarações até o dia 31 de maio
A partir do dia 15 de março, tem início o período em que os brasileiros devem realizar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023. Essa taxa arrecada dinheiro da renda que os cidadãos recebem por seu trabalho.
O objetivo do governo é usar o valor do imposto de renda para diminuir um pouco a desigualdade no país. Por isso o imposto é maior para as pessoas que ganham mais e menor para quem recebe menos. Na declaração do IRPF, cada cidadão lista quanto recebeu ao longo do último ano, além de todas as atividades financeiras que realizou.
A partir do documento, o governo avalia, por exemplo, se o valor de imposto cobrado de cada pessoa foi correto. Assim, é possível que, após essa análise, a Receita Federal devolva (a partir da restituição do IRPF) ou cobre mais dinheiro do cidadão.
Neste ano, a o órgão anunciou algumas novidades. Uma delas determina que quem optar por receber a restituição do IRPF via Pix (utilizando uma chave de CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas) tem prioridade na ordem de pagamento — depois dos grupos prioritários, como idosos e pessoas com deficiência. Nem todo mundo, no entanto, precisa fazer a declaração. No site do governo federal é possível encontrar uma lista completa dos requisitos que estabelecem quem deve declarar o imposto de renda — use o QR code para acessar. A Receita Federal espera receber até o fim do prazo, 31 de maio, de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações.
Glossário
Imposto: valor pago por pessoas e empresas ao governo (de um país, por exemplo), destinado a diferentes fins que retornam para a sociedade, como serviços gratuitos de saúde. Quem não paga um imposto pode sofrer consequências, como ser multado.
Receita Federal: administra e fiscaliza os impostos pagos por cidadãos e por mercadorias que entram no Brasil. Sabia que o leão virou símbolo do IRPF na década de 1980? A ideia da Receita foi associar o imposto a um animal justo, leal e forte.
Fontes: CNN, G1, Receita Federal e Serasa.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 201 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.