Teve início, em 4 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas 80 milhões de doses, para imunizar 76,5 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários.

vacinação contra gripe 185
Idoso é vacinado durante a campanha de imunização contra a gripe no Rio de Janeiro. #pracegover: foto de uma profissional da saúde aplicando a vacina contra a gripe em idoso. Os dois usam máscara. Crédito de imagem: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

A campanha, que vai até 3 de junho, será dividida em duas etapas. Na primeira, até 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A segunda, de 3 de maio a 3 de junho, pretende vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 40 dias), povos indígenas, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, professores, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan e tem a formulação constantemente atualizada para proteger contra as novas cepas do vírus. Em 2022, o imunizante será eficaz contra as principais cepas em circulação: H1N1, H3N2 e tipo B.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 28 de março, 5.150 casos de gripe resultaram em internações no Brasil em 2022. A maioria deles (2.150) se concentra na Região Sudeste.

Crianças
Quem tem até 5 anos e já recebeu ao menos uma dose da vacina em anos anteriores deve tomar apenas uma dose em 2022. Já para os que serão imunizados pela primeira vez, a orientação é de que os responsáveis marquem a segunda dose contra gripe para 30 dias após a primeira.

Além disso, em abril começou uma campanha para vacinar crianças dessa faixa de idade e profissionais de saúde contra o sarampo.

Covid-19: 4ª dose da vacina
No dia 23 de março, o Ministério da Saúde passou a recomendar a quarta dose da vacina contra covid-19 para a população com 80 anos ou mais — mas há locais, como o estado de São Paulo, em que a faixa de idade para a imunização já é maior, como para pessoas com 60 anos ou mais. O órgão cita estudos sobre a diminuição da efetividade dos imunizantes em idosos após três a quatro meses da aplicação da dose anterior.

A indicação é de que a quarta dose seja dada quatro meses depois da primeira dose de reforço. Além dos idosos, pessoas acima de 12 anos com
o sistema imune comprometido devem receber a segunda dose de reforço. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a covid-19 e a gripe podem ser aplicadas no mesmo dia.

Fontes: Agência Brasil, BBC, CNN Brasil e Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Helen

    1 ano atrás

    Isso é um absurdo, não concordo com isso.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido