A 34ª Bienal Internacional de São Paulo abriu as portas para os visitantes no dia 4 de setembro. Prevista para ser realizada em 2020, a mostra foi adiada por causa da pandemia de covid-19. O evento reúne mais de 1.100 obras, de 91 artistas de todo o mundo, e pode ser visitado até 5 de dezembro.

O tema desta edição é inspirado em um verso do poeta Thiago de Mello, do Amazonas, escrito em 1965: “Faz escuro mas eu canto”. A frase fala sobre a importância da arte em momentos difíceis, como o que a humanidade enfrenta agora.

Cuidados
Para visitar a Bienal, é preciso usar máscara e apresentar um comprovante de vacinação contra a covid-19 com pelo menos a primeira dose. Para as pessoas abaixo da faixa etária atual de vacinação, não é necessário mostrar o documento.

#pracegover: Vista da instalação Entidades, de Jaider Esbell, no Parque Ibirapuera. A obra traz a simbologia de seu povo indígena, makuxi, e da Cobra Grande, que representa fertilidade e proteção. As cores variam entre o azul e o vermelho. Crédito de imagem: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Confira duas obras recomendadas pela Bienal para o público infantojuvenil

Meteorito Santa Luzia
Segundo maior meteorito encontrado no Brasil, a pedra de quase 2 toneladas (peso de um tubarão-branco) foi descoberta em 1921, na cidade de Santa Luzia (atual Luziânia), em Goiás. É um dos três objetos do acervo do Museu Nacional que resistiram ao incêndio de 2018 apresentados nesta edição da Bienal.

#pracegover: a imagem mostra o meteorito Santa Luzia, que tem cor preta. Crédito de imagem: Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo

Festa no Céu, de Daiara Tukano
O conjunto de quatro pinturas representando os pássaros gavião-real, urubu-rei, garça-real e arara-vermelha tem autoria da artista indígena Daiara Tukano. Para o povo tukano, esses animais sagrados são responsáveis por segurar o céu e impedir que o sol queime a terra. A parte de trás de cada pintura inclui um manto de penas feito com uma técnica indígena que se perdeu após a colonização portuguesa no Brasil.

Festa-no-ceu-Bienal
#precegover: a obra Festa no Céu em salão da Bienal reúne quatro pinturas em muitas cores representando as aves. Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

34ª Bienal Internacional de São Paulo
Local: Pavilhão da Bienal | Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo (SP).
Valor: entrada gratuita.
Horários: terça, quarta, sexta e domingo, das 10h às 19h; quinta e sábado, das 10h às 21h.
Visitas especiais: o público infantojuvenil pode frequentar a Bienal livremente, mas também existe uma opção de visita específica para crianças, com mediação de profissionais da Bienal, aos sábados, às 14h. A visita tem uma hora de duração.

Fontes: Fundação Bienal de São Paulo e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 177 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido