A nova lei também decreta penas mais graves caso a prática de bullying seja cometida contra mais pessoas. Crédito de imagem: Getty Images

De acordo com a legislação brasileira, bullying é definido como o ato de “intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação […]”. No início de 2024, foi sancionada a Lei no 14.811/24, que define tanto o bullying quanto o cyberbullying (a mesma prática, porém realizada em ambientes virtuais) como atividades criminosas.

Ainda assim, a ocorrência do bullying em escolas é recorrente. Por isso, ações de combate ao problema e de conscientização são essenciais para que os estudantes possam se sentir seguros para falar abertamente sobre o tema. 

#pracegover: em sala de aula, professora mostra num telão material explicando o que é bullying. Diversos alunos acompanham a aula sentados na carteira. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL

No Colégio Santa Marcelina, no Rio de Janeiro (RJ), a iniciativa de falar sobre bullying veio dos próprios alunos. A partir do projeto Santa News, em que estudantes do 1° ao 5° ano pesquisam sobre assuntos variados e produzem vídeos para as redes, os alunos desenvolveram roteiros e falas que abordaram a importância do debate público sobre o bullying e informações acerca da lei brasileira que criminaliza a prática.

“Hoje o bullying é mais percebido pela sociedade porque é mais comentado, mais entendido. Conversamos com os alunos, dialogamos muito sobre o poder da fala, sobre como precisamos ser muito mais cuidadosos e responsáveis pelo que falamos, porque a leitura social está sempre mudando e precisamos nos adaptar para não ofender ninguém”, comenta Viviane Oliveira, professora no colégio.

Alice M., de 10 anos, explica que a ideia de falar sobre bullying surgiu após a leitura do livro Bullying: Não Quero Ir pra Escola!, de João Pedro Roriz, que conta a história de um menino e uma menina que, após sofrer bullying, desenvolvem traumas e não querem mais ir ao colégio. “Percebemos que o bullying ocorre em vários lugares, inclusive na escola, o que é muito grave. Pesquisamos, criamos gráficos e artigos em trabalhos multidisciplinares e, então, resolvemos fazer um Santa News sobre o tema, para alcançar mais pessoas”, diz ela.

“O Santa News é uma forma de divulgar para a comunidade tudo que criamos, pensamos e fazemos”, completa Pedro R., 11 anos, sobre a participação no projeto.

#pracegover: menina segura livreto com instruções para combate ao bullying. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Semana Antibullying 

O Colégio Vital Brazil, de São Paulo (SP), realizou, durante a semana de 7 de abril (Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola), a Semana Antibullying, que incentivou os alunos do 2° ao 5° ano a pensar em um selo da paz para a instituição, além de compreender mais o que são ações de bullying e a diferença que existe entre esta prática e conflitos naturais do cotidiano. Os estudantes também foram orientados sobre como pedir colaboração para uma rede de apoio, além de fazer uma autoavaliação relacionada à temática. Outra frente da escola é a equipe de ajuda, em que os próprios alunos passam por formações para auxiliar os colegas em questões socioemocionais.

“Mesmo que você não seja diretamente uma pessoa que está sofrendo, quem vê uma situação assim precisa saber que também deve se posicionar. Então a gente trabalhou muito isso com as crianças: agora que eu já sei o que é bullying, se vejo uma situação que apresenta as características de um possível bullying, o que faço e com quem falo?”, explica Vanessa Inagaki, coordenadora pedagógica do Vital Brazil.

“O bullying é um assunto muito delicado, por isso tem que ser falado e explicado de maneira clara, para que todos entendam quem está fazendo e quem está sofrendo”, diz Manuela A.

FONTES: AGÊNCIA SENADO E AGÊNCIA BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 234 do jornal Joca.

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