Assistir a vídeos é uma febre entre crianças e adolescentes. A produção de um vídeo também não é um bicho de sete de cabeças para esse público. É pensar em um conteúdo, abrir a câmera, expressar do que gosta para os amigos, colocar no ar e avisar para todo mundo: “Meu vídeo está no ar. Curta! Compartilhe e deixe o seu joinha”.

Já pensou em fazer algo assim com as matérias da escola? Criar um telejornal pode ser mais fácil do que você imagina. Veja algumas dicas:

1. JUNTE um grupo e escolha um assunto que deseja apresentar. Por exemplo, criar um programa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, projeto da Organização das Nações Unidas (ONU).

2. ESCOLHA um estudante para ser o apresentador e outro para gravar, como videorrepórter. Tenha um convidado especial para ser entrevistado.

3. PREPARE perguntas para quem será o entrevistado.

4. FAÇA o roteiro do telejornal, contendo a apresentação do programa, as questões para o entrevistado e algumas notícias interessantes. 

5. USE três carteiras da sala de aula, em forma de meia- -lua, como local para sentar e cenário do telejornal.

6. PARA o som ficar legal, utilize o microfone do fone de um celular. Procure aproximar o microfone ao máximo dos participantes.

7. POSICIONE bem a câmera e comece a gravar. Dica extra: posicione o entrevistado do lado direito da câmera. Quando finalizar a gravação, compartilhe no site ou blog da escola. Antes, não se esqueça de pedir autorização dos participantes do vídeo.

O Programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da secretaria municipal de educação de São Paulo, e é reconhecido pela Unesco como prática de referência de educação midiática

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 192 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isabella

    1 ano atrás

    Oiii

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido