O uniforme da seleção brasileira. Crédito: Todo Sobre Camisetas.

Por Gabi Rossi

Praticado em quase todos os países, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Além de jogadores habilidosos, passes épicos e gols históricos, há também muito estilo envolvido numa partida.

Em tempos de Copa do Mundo, há uma enorme expectativa para conhecer os uniformes oficiais dos países participantes. Novidades em cores, modelos, estilos e tecnologias são sempre esperados, já que as seleções sempre mudam seus uniformes a cada mundial.

Nesta edição, os uniformes estão chamando a atenção por terem um “toque retrô” (ou seja, resgatam designs de uniformes antigos). Alemanha e Colômbia jogam com uniformes que lembram as peças usadas na Copa da Itália, em 1990, a Espanha se inspirou no uniforme usado pela equipe na Copa dos Estados Unidos, em 1994, e a Argentina usará uma releitura do modelo usado na Copa América de 1993.

O uniforme da Alemanha. Crédito: Todo Sobre Camisetas.

O design do uniforme da seleção Brasileira também foi inspirado em dois uniformes que trazem boas recordações para nós, brasileiros. A fabricante adotou detalhes das camisetas usadas pela equipe nas Copas de 1958, na Suécia, e de 1970, no México, quando o país levantou a taça.

O uniforme da seleção brasileira. Crédito: Todo Sobre Camisetas.

Camisetas

Quando o assunto é tecnologia, entre uma Copa do Mundo e outra, milhares e milhares de dólares são investidos pelas empresas fabricantes dos uniformes oficiais, que buscam cada vez mais eficiência e conforto aos atletas.

Nesse mundial, algumas camisetas apresentam caimento diferente: são mais justas e elásticas. Como são fabricadas com menos fios, acabam sendo mais finas e leves e funcionam como se fossem uma segunda pele.

Além disso, esses modelos são antiaderentes, permitindo que o corpo do atleta respire e
permaneça mais seco durante as partidas. O segredo por trás disso está nas mangas, que contam com fios trilobais, que ajudam a expulsar líquidos da parte interna para a parte externa do tecido.

Shorts

Nessa Copa, os shorts de algumas seleções estão mais compridos e não têm mais cordão para amarrar na cintura. Além disso, graças a um material que aumenta a elasticidade do tecido, os jogadores podem se movimentar com mais facilidade.

Meiões e acessórios

Os meiões e acessórios de proteção, como caneleiras e luvas dos goleiros, estão muito mais aderentes, leves e resistentes, garantindo mais conforto e eficiência nas divididas de bola ou defesas de pênaltis!

Uniforme mais vendido

O uniforme da Nigéria. Crédito: Divulgação.

No quesito “sucesso”, a camiseta da seleção da Nigéria deixou muitos torcedores de mãos abanando! Maior sensação de vendas, as camisetas se esgotaram em poucos minutos, tanto nas lojas ao redor do mundo como na internet. Por que será que esta camiseta causou tanto alvoroço?

E o Brasil?

Notaram que não falei quase nada sobre o uniforme que a seleção brasileira usará na Copa de 2018? Pois é! Nossa pátria amada merece que a próxima coluna seja exclusivamente dedicada a ela. Não percam!

Quem é Gabi Rossi? 

Apaixonada por moda e tudo o que se refere a estilo, Gabi é mãe do Pipo, criadora de estampas e dona de 2 perfis de moda no Instagram: o @duvidasnocabide e o @gabirrossi09.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido