Confira os hábitos dos tripulantes de uma estação espacial
Missões espaciais com tripulação (ou seja, com astronautas a bordo) sempre envolvem uma parcela de risco, uma vez que é preciso se adaptar a um ambiente completamente diferente ao da Terra. Ainda assim, os astronautas precisam manter hábitos cotidianos da vida terrestre para que não adoeçam e consigam se manter saudáveis. Isso inclui rotinas de exercício, alimentação em horários determinados e tempo considerável de sono. Para realizar essas tarefas dentro de uma estação espacial, no entanto, algumas adaptações são necessárias.
Como no espaço os astronautas acabam não movimentando muito as pernas, há o risco de atrofiamento muscular, que ocorre quando os músculos sofrem um processo de afinamento ocasionado pelo desuso. Além disso, os ossos e a massa muscular da tripulação são afetados pela gravidade zero — na espaçonave, não há a força gravitacional que exerce um “peso” sobre o corpo humano, o que também influencia a formação muscular. Assim, os astronautas são obrigados a fazer duas horas de exercício físico diariamente, com esteiras e bicicletas ergométricas disponíveis na estação.
Na hora de fazer xixi e defecar, é preciso se amarrar com uma corda no vaso sanitário, o que impede que os astronautas flutuem enquanto utilizam o banheiro. Em vez de uma rede de esgoto, há um tubo de sucção que remove os dejetos e os armazena em um compartimento para descarte posterior. Segundo a Agência Espacial Europeia, a urina também é reciclada.
Um ato comum, como escovar os dentes, torna-se algo bastante distinto no espaço. Os astronautas utilizam uma pasta de dente comestível, que pode ser engolida após a escovação, para evitar que flutue no ambiente. A água é substituída por toalhas molhadas, e é preciso escovar os dentes com a boca o mais fechada possível. As toalhas umedecidas também substituem o chuveiro na hora do banho; os tripulantes ainda usam pipetas para gotejar pequenas quantidades de água na pele, assim como sabão e outros líquidos.
Buscando evitar esbarrar em algum objeto enquanto dormem, os astronautas repousam em compartimentos, dentro de sacos de dormir, em pequenas cabines individuais. Assim como na Terra, o período de sono indicado é de oito horas por dia, mas é permitido modificar o horário de ir dormir e despertar de acordo com necessidades específicas, bem como se levantar no meio da noite para beber água.
Para manter uma nutrição saudável, os astronautas devem fazer três refeições por dia, ingerindo um total de 2.500 a 3.000 calorias. As opções no cardápio para os tripulantes são diversificadas e incluem legumes, vegetais, grãos, carnes, laticínios (grupo de alimentos que incluem leite) frutas e até mesmo itens específicos, como tortilhas — a descoberta de que o alimento não deixava migalhas no espaço foi um avanço no desenvolvimento de opções de cardápio para os astronautas. Todos os alimentos precisam ser armazenados com papel alumínio ou pré-cozidos, desidratados e enlatados. Quando a comida é desidratada, é necessário ferver a refeição em água por cerca de quatro horas antes do consumo.
GRAVIDADE: é a força de atração que mantém os objetos e pessoas “presos” à Terra. A gravidade atua sobre a massa de um objeto — quanto maior a massa do objeto, maior é a sua força gravitacional. Como a massa da Terra é superior à de uma pessoa, por exemplo, os seres humanos são “atraídos” para o centro do planeta.
FONTES: GALILEU, NATIONAL GEOGRAPHIC, AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA E UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 228 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Olá, galera do Jornal Joca! Amamos esta matéria sobre o dia a dia dos astronautas no espaço, e foi interessante aprendermos sobre como eles fazem as necessidades fisiológicas neste ambiente! Inclusive, vamos pesquisar no Youtube. Até a próxima sexta-feira! 2º ano A - EMEF. Dr. João Mendes Júnior - Assis/SP
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.