Crédito de imagem: Getty Images

Um grupo de seis cientistas da Universidade da Califórnia, do Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês) e da Fundação de Baleias do Alasca afirma ter conseguido se comunicar com uma jubarte durante uma expedição pela costa sudeste do Alasca, nos Estados Unidos, em 2021.

O evento foi descrito em um estudo publicado na revista científica PeerJ. A bordo de um navio de pesquisa, os cientistas se aproximaram de um grupo de baleias e tocaram, usando um gravador subaquático, uma “chamada de contato”, som equivalente à saudação humana. No caso das jubartes, esse chamado é utilizado para se localizar ou atrair a atenção umas das outras.

Uma das baleias, apelidada de Twain, separou-se do grupo e se aproximou do barco. Em seguida, respondeu à saudação.

A interação com Twain durou 20 minutos, período no qual a gravação foi reproduzida 36 vezes em diferentes intervalos. A jubarte respondeu a todas elas, imitando as pausas dos cientistas. Ou seja, se os pesquisadores demoravam dez segundos para tocar o áudio, Twain levava o mesmo tempo para responder. Segundo os cientistas, esse comportamento sugere que a troca foi intencional por parte do animal.

Brenda McCowan, autora do estudo e professora da Universidade da Califórnia, afirma que essa foi a primeira conversa registrada entre humanos e uma jubarte na linguagem delas. A gravação utilizada pelos cientistas havia sido feita no dia anterior, a partir de sons emitidos por grupo de baleias na região. Para a profissional, Twain poderia estar respondendo a uma amiga ou a ela mesma.

Estudo pode ajudar seres humanos a se comunicar com extraterrestres 

Os pesquisadores do Seti, projeto da agência espacial norte-americana (Nasa) dedicado à busca por inteligência extraterrestre, esperam que decifrar a comunicação das baleias ajude a entender possíveis formas de vida alienígena, caso um contato ocorra. Para eles, quanto mais avançamos na compreensão da comunicação de espécies não humanas, melhor nos preparamos para interagir com inteligências diferentes da nossa.

Além das baleias, os pesquisadores planejam realizar estudos semelhantes com outros animais considerados altamente inteligentes, como golfinhos, e espécies sociáveis, como suricatos e elefantes.

Para ouvir trechos do áudio da conversa entre os pesquisadores e a baleia Twain, clique aqui.

Fontes: BBC FutureG1Superinteressante e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • FLAVIA PINA

    3 dias atrás

    Acho o estudo perigoso para a segurança dos animais. Essas técnicas de comunicação podem ser utilizadas para a caça ilegal. Os cientistas deveriam se preocupar mais com as consequências de seus estudos e com sua relevância dos mesmos para a proteção da fauna de atos criminosos provocados pelos seres humanos.

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Olá, jornal Joca, aqui é a Victoria e a Flora do Ekoa, nós amamos muito sua reportagem, nós não sabíamos que isso havia acontecido, por isso achamos tão legal. Aqui nós sabíamos nem que sabiam pegar o som de uma baleia e mandar esse som para outra.

  • 3 semanas atrás

    Olá, Jornal Joca!! Aqui é uma das duplas da turma da Bromélia que os professores fizeram, do espaço ekoa! Adoramos a reportagem, tão interessante e intrigante, nunca tínhamos imaginado que os cientistas iriam conseguir fazer uma coisa dessa, conversar com baleias por vinte minutos!! Adoramos a maneira como vocês fizeram o texto da reportagem e o que o texto conta para o leitor. Com certeza vamos ler mais reportagens de vocês!! Um beijo! Assinado: Théo e Rubi Olá, Jornal Joca!! Aqui é uma das duplas da turma da Bromélia que os professores fizeram, do espaço ekoa! Adoramos a reportagem, tão interessante e intrigante, nunca tínhamos imaginado que os cientistas iriam conseguir fazer uma coisa dessa, conversar com baleias por vinte minutos!! Adoramos a maneira como vocês fizeram o texto da reportagem e o que o texto conta para o leitor. Com certeza vamos ler mais reportagens de vocês!! Um beijo! Assinado: Théo e Rubi Olá, Jornal Joca!! Aqui é uma das duplas da turma da Bromélia que os professores fizeram, do Espaço Ekoa! Adoramos a reportagem, tão interessante e intrigante, nunca tínhamos imaginado que os cientistas iriam conseguir fazer uma coisa dessa, conversar com baleias por vinte minutos!! Adoramos a maneira como vocês fizeram o texto da reportagem e o que o texto conta para o leitor. Com certeza vamos ler mais reportagens de vocês!! Um beijo! Assinado: Théo e Rubi

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Olá, Jornal Joca achamos muito interessante os seres humanos conseguirem se comunicar com as baleias , porque era fato desconhecido para nós do Ekoa e adoramos saber disso, porque as baleias são animais tão fantásticos, obrigada por essa informação tchau!. *( ^o^)* ( ͡❛ ₒ ͡❛) Rita e Leo, alunos de 5 e 6 ano da Bromélia. EKOA

  • Centro Pedagógico Cecilia Batista de Oliveira Espaço ekoa

    3 semanas atrás

    Olá Jornal Joca! Aqui é uma dupla feita pelos professores da turma da Bromélia do Espaço Ekoa! E gostaríamos de falar que achamos a reportagem muito interessante e intrigante, que os cientistas conseguiram se comunicar com uma baleia por vinte minutos! Gostaríamos de saber mais de como conseguiram esse “aparelho” de “comunicação”com baleias! Obrigado pela atenção! Ass: Joana e Vicente

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido