carlos nobre 188
#pracegover: Carlos Nobre sorri para a foto e veste camiseta roxa. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL

Carlos Nobre, cientista ambiental, foi eleito, em 10 de maio, membro estrangeiro da Royal Society, instituição britânica fundada em 1660, com foco no desenvolvimento científico. Ele é o segundo brasileiro a integrar a sociedade – o primeiro foi o Imperador Dom Pedro II, em 1871.

Nobre atua na área ambiental há mais de 40 anos e é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP). Suas principais linhas de pesquisa envolvem o desmatamento da Floresta Amazônica. “A Royal Society está reconhecendo internacionalmente os riscos que a Amazônia enfrenta”, disse ele à agência de notícias Reuters. “Nós podemos perder a maior floresta tropical, com a maior biodiversidade do planeta, e isso é um risco enorme”, completou.

Os títulos da sociedade britânica são concedidos a pessoas que tenham oferecido grande contribuição à ciência. Neste ano, foram eleitos cerca de 60 novos membros.

Quem foi Dom Pedro II?
Último imperador do Brasil, governou o país de 1840 a 1889. Dom Pedro II se tornou membro da Royal Society em razão do apoio e financiamento que oferecia diretamente a pesquisas, laboratórios e institutos científicos.

Fontes: Brasil Escola, Estadão, Reuters e Royal Society.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alice Junqueira dos Santos

    10 meses atrás

    Achei está noticia muito importante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido