Quem está em Cascais, Portugal, não precisa mais pagar passagem para se locomover de ônibus pela cidade. A circulação foi liberada em janeiro e exige, a partir de fevereiro, que moradores, trabalhadores e estudantes do município façam um cartão para ter direito ao benefício. A previsão é de que o passe livre seja aplicado também aos trens nos próximos meses.

O objetivo é reduzir as emissões de carbono — que poluem o ambiente e contribuem para o aquecimento do planeta — e aumentar o uso do transporte público, melhorando o trânsito na cidade, muito visitada por turistas.

O custo do programa é de 12 milhões de euros (o equivalente a 55 milhões de reais). Segundo a Câmara Municipal de Cascais, o dinheiro virá das tarifas cobradas em estacionamentos e outras taxas pagas por carros, além da publicidade (como anúncios) no espaço público.

Onibus-Cascais-Portugal-Edicao-143
#pracegover: uma composição com duas fotos mostra o sistema de transporte de Cascais. Na foto superior, uma senhora desce de um ônibus. A foto inferior mostra um aparelho para leitura de cartão dentro do ônibus. Fotos: reprodução.

Passe livre pelo mundo
Em Portugal, o município de Ourique também oferece ônibus gratuitos desde 2013. Em junho do mesmo ano, Tallinn, na Estônia, foi uma das primeiras cidades a testar o modelo, existente também em áreas da França, Polônia e Estados Unidos.

No Brasil, alguns municípios  dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo também oferecem ônibus gratuito.

Fontes: Cascais.pt, Folha de S.Paulo, Publico, Rádio Pax, TSF Rádio Notícias e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido