Kinder Ovo Surprise foi proibido no Chile.
Kinder Ovo Surprise foi proibido no Chile.

Por Joanna Cataldo.
Publicado originalmente na edição 109 do Joca 109

O governo chileno adotou medidas rígidas para reduzir o aumento da obesidade infantil no país. Ele mandou remover personagens como o tigre Tony dos sucrilhos Kellogg’s e proibiu que brinquedos sejam ofertados com alimentos açucarados e pouco nutritivos, como o Kinder Ovo. As propagandas de alimentos não saudáveis em programas de TV e sites destinados a crianças e jovens também sofreram restrições. Atualmente, o sobrepeso atinge metade das crianças entre 5 anos e 7 anos no país.

“Eu acho bom o que fizeram, pois evitará que as pessoas fiquem viciadas em alimentos pouco saudáveis”, diz Verena F., da Scuola Italiana Eugenio Montale (SP). Já Rafael T., de 8 anos, concorda que o brinquedo pode incentivar as crianças a comprar os alimentos. “Algumas crianças compram para pegar o brinquedinho e jogam a comida fora. Isso também contribui para o desperdício”, diz.

Tarjas que foram colocadas nos produtos chilenos.

A associação da indústria chilena considera que as medidas não resolvem o problema da obesidade, já que a melhor forma de combater a doença seria “investir em educação, para que o consumidor mude seus hábitos”.A Ferrero, fabricante do Kinder Ovo Surpresa, manifestou-se, dizendo que o brinquedo faz parte do produto e que não é feito para promover o chocolate.

Para Theo V., de 9 anos, uma forma de equilibrar a questão seria adotar uma lei moderada. “Uma ideia seria proibir esses alimentos durante a maior parte do ano e permitir a venda em apenas alguns períodos. O Kinder Ovo Surpresa, por exemplo, poderia ser vendido apenas na Páscoa”, sugere.

O que diz a nutricionista

A especialista em nutrição infantil Tania Bottino diz que a tendência é que a obesidade cresça nos próximos anos. “A previsão da Organização Mundial da Saúde é de que, se nada for feito, em 2025, 75 milhões de crianças estarão acima do peso”, afirma.

Segunda Tania, para evitar complicações geradas pelo sobrepeso, como colesterol alto e diabetes, o ideal é apostar na moderação. “Guloseimas e fast-food só devem ser ingeridos em ocasiões especiais”, aconselha.

Mais comentários das crianças

“Eu acho que é importante o que o Chile está fazendo porque muitos compram os produtos por causa dos brinquedos. Isso contribui para a obesidade. Eu gostaria que fizessem isso no Brasil” João Pedro P., 10 anos

Por um lado, eu acho a proibição importante. Há pessoas que só compram o produto por causa do brinquedo. Por outro lado, outros compram porque gostam da comida e continuariam comprando mesmo sem o brinquedo” Ana Vitória P., 4º ano

Quando eu era menor, comprei uma comidinha por causa do brinquedo. Eu brinquei por alguns dias e, depois de um tempo, perdi, porque eu nunca brinco por muito tempo com esses brindes” Michele L., 7 anos

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • uuiiu

    3 anos atrás

    muito bom para a saúde

  • xuantong lou

    3 anos atrás

    boa noticia

  • théo

    3 anos atrás

    eu acho certo

  • rafael yan

    3 anos atrás

    muito bom!

  • ARTHUR LORENZO DE FONTANA PINHEIRO

    5 anos atrás

    Eu acho bom que acabem com isso pois os brinquedos fazem a criança não querer o doce em si o brinquedo mas acabam comendo o doce.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido