No dia 25 de março, um pesquisador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla) apresentou um estudo mostrando que mastigar chiclete pode liberar centenas de microplásticos diretamente na boca. A apresentação foi feita durante uma reunião da Sociedade Americana de Química. 

Microplásticos são pedaços de plástico muito pequenos, com menos de 5 milímetros. Como o mundo está produzindo muito desse material, esses fragmentos estão sendo encontrados em diversos lugares, como no ar de algumas regiões, na água e em cosméticos. Estudos já mostraram que seres humanos ingerem e inalam microplástico sem saber, fazendo com que ele se instale no pulmão e cérebro. Ainda não se sabe exatamente quais são os impactos dessa substância na saúde. 

A voluntária que serviu como cobaia na pesquisa foi Lisa Lowe, estudante da Ucla. Ela mascou sete pedaços de dez marcas diferentes de chiclete e depois a saliva dela foi analisada por cientistas. Eles concluíram que cada grama do produto libera uma média de cem microplásticos, sendo que os de algumas marcas específicas chegaram a soltar mais de 600. 

“Os cientistas não sabem se os microplásticos são perigosos para nós ou não. Não há testes em humanos. Mas sabemos que somos expostos a plásticos na vida cotidiana, e é isso que queríamos examinar aqui”, disse Sanjay Mohanty, principal autor do estudo, em entrevista à agência de notícias AFP. A expectativa é de que nos próximos meses outros cientistas realizem estudos semelhantes para que os resultados sejam comparados. 

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, AFP E CORREIO BRAZILIENSE.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido