O número de cheerleaders, ou animadores de torcida, está crescendo no Brasil. Atualmente, existem 23 equipes credenciadas na União Brasileira de Cheerleaders, que organiza campeonatos e dá apoio a atletas e treinadores.

“Em 2009, a UBC tinha ciência de, aproximadamente, 150 praticantes. Hoje, sabemos que existem cerca de 2.500, embora certamente o número seja muito maior”, diz o presidente da UBC, Rodrigo Gonçalves da Silva.

Para incentivar a modalidade, a UBC organiza cursos para técnicos e atletas e promove torneios, como o Campeonato Brasileiro de Cheerleading e o Campeonato Nacional de Cheer & Dance. Rodrigo explica que, para se destacar nessas competições, é preciso unir qualidade com dificuldade.

“Há elementos obrigatórios que as equipes devem realizar, como baskets, jumps e pirâmides. Quanto melhor a qualidade e maior a dificuldade desses elementos, mais alta será a pontuação. A equipe com a maior nota é declarada campeã.”

No Brasil, muitos associam a modalidade aos filmes americanos, em que os praticantes costumam ser magros, altos e competitivos. Rodrigo, no entanto, diz que isso é apenas um estereótipo e que qualquer indivíduo pode praticar a modalidade.

“Quando as pessoas veem as equipes reais, notam que há espaço e necessidade para todos os tipos de praticantes. Cada um desempenha um papel importante na equipe.”

Renata D., de 16 anos, praticou o cheerleading dos 12 anos aos 15 anos, no Colégio Van Gogh (SP). Na posição de flyer, ela se apaixonou pela prática. “Eu gostava muito de treinar, aprender coisas novas, me superar… Além disso, éramos unidos e dávamos risadas”, conta.

Para os que desejam começar a praticar a modalidade, ela dá a dica: “Vá fundo e nunca desista. É muito bom, vale a pena o esforço”.

Entenda os termos!

FLYER: pessoa que é levantada ou jogada nos ares.
BASKETS: base que joga a flyer nos ares.
JUMPS: pulos.
PIRÂMIDE: praticantes se apoiam uns nos outros para formar pirâmides.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • fabiolabranco

    6 anos atrás

    adorei essa materia

  • Joca

    6 anos atrás

    Fico feliz em saber disso, Fabíola! Escreva sempre para o Joca :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido