A floração das cerejeiras (hanami, em japonês) acontece no Japão logo após o inverno, entre março e abril, quando começa a primavera no hemisfério norte. Contudo, na região norte, o início da florada ocorre em maio, mais precisamente na ilha de Hokkaido, no extremo norte do arquipélago.

É um espetáculo de curta duração (menos de duas semanas), por isso, os locais onde há grande concentração dessas árvores, cuja flor (sakura, em japonês) é considerada símbolo nacional da primavera japonesa, atrai um grande número de pessoas, tanto os próprios japoneses, como turistas de todo o mundo.

Durante a floração, as árvores de galhos finos das cerejeiras de médio porte ficam cheias de pequenas flores brancas e, dependendo da espécie, podem ser rosadas. Quando a brisa passa por elas, uma chuva de pétalas encanta os visitantes e recobre o chão com um tapete precioso.

Em todo o país, os japoneses realizam uma verdadeira celebração, levando tapetes e esteiras para forrar no gramado dos parques, onde compartilham alimentos e bebidas como num piquenique sofisticado.

Famílias, amigos, e também profissionais engravatados lotam os parques. Quem não pode conferir o hanami durante o dia, pode vê-lo à noite, onde a movimentação é continua nessa época.

A floração dessas árvores é celebrada há muito tempo no país, onde há festivais especialmente dedicados a essa árvore, como o Hanami Matsuri. A maioria desses eventos é realizada entre os meses de março e maio, embora outras regiões os festeje em junho, devido à floração das árvores, que varia em cada região.

De acordo com a Japan Weather Association (JWA), é esperado que, neste ano, a floração das cerejeiras aconteça um pouco mais cedo na região de Kanto (leste), com quase uma semana de antecipação em Tóquio na comparação com a florada do ano passado, que ocorreu em 26 de março, enquanto este ano está previsto para o dia 22 de março.

O desabrochar total das cerejeiras ocorrerá em cerca de uma semana após o início da floração, de acordo com o calendário da JWA.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Felipe Fernandes de Sa

    3 anos atrás

    Eu estou ouvindo o podcast do JOCA

  • Felipe Fernandes de Sa

    3 anos atrás

    Oi eu sou o Felipe

  • Felipe Fernandes de Sa

    3 anos atrás

    Eu gosto do JOCA e tenho um amigo chamado Joaquim ou Joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido