Um estudo publicado em 30 de outubro no jornal Scientific Reports, da revista Nature, constatou que o cérebro leva entre 100 e 300 milissegundos (ou 0,1 e 0,3 segundo) para identificar uma música da qual gostamos. A pesquisa foi realizada por cientistas da University College London, na Inglaterra, com dez participantes. Para realizar o estudo, os avaliados forneceram uma lista com cinco músicas que despertavam alguma emoção ou memória positiva neles. Então, a equipe da pesquisa selecionou trechos dessas canções e de outras, desconhecidas para os participantes. Em seguida, eles escutaram fragmentos das músicas, alternando entre conhecidas e desconhecidas de forma aleatória. A reação foi acompanhada por equipamentos que monitoravam a atividade cerebral e das pupilas (região central dos olhos, que controla a entrada de luz nesses órgãos) dos envolvidos.

Cerebro-Musica-Edicao-141
#pracegover: ilustração com fundo preto e tons de rosa, com uma mulher em preto e branco em destaque, na direita. Por cima dele aparecem notas musicais. Imagem: Getty Images.

 

O primeiro sinal de resposta do cérebro ao ouvir uma música da qual o participante gostava foi fazer a pupila dilatar (aumentar de tamanho). Em seguida, a área cerebral responsável pela memória entrou em ação, identificando a  canção — tudo em menos de um segundo. Para os pesquisadores, os resultados podem ajudar a desenvolver tratamentos para pacientes que têm perda de memória, como nos casos de demência — quando, embora existam problemas de memória de forma geral, lembranças musicais parecem estar preservadas.

 

Fontes: CNN, Estadão, G1, Twitter Nasa e The Washington Post

Texto originalmente publicado na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • pizzalenha

    3 anos atrás

    auguem ve esses comentarios?

  • Maria Carolina Cristianini

    3 anos atrás

    Sim! A equipe do Joca lê todos os comentários feitos por aqui.

  • Arthur

    3 anos atrás

    Essa matéria foi muito boa tá de parabéns

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido