censo 2022 191
#pracegover: a foto mostra dois recenseadores uniformizados, com colete azul-escuro do IBGE, boné, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta (DMC). Crédito de imagem: IBGE_DIVULGAÇÃO

Uma cerimônia realizada no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, em 1º de agosto, marcou oficialmente o início do Censo Demográfico 2022 no Brasil. A partir dessa data e ao longo de três meses, cerca de 183 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão visitar 89 milhões de endereços (entre eles, 75 milhões de residências) em todos os 5.570 municípios do país. Terras indígenas também vão participar, além de comunidades quilombolas, que entram no Censo pela primeira vez.

“Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, disse Eduardo Rios Neto, presidente da entidade, no evento.

O Censo estava programado para ser realizado em 2020, porém foi adiado, inicialmente, em virtude da pandemia de covid-19 e, depois, por questões envolvendo cortes de verba do governo federal.

Como funciona a coleta de dados do Censo?
Nas visitas, os recenseadores do IBGE aplicam um questionário. Neste ano, existem dois tipos de questionário. Um deles é o básico, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido e tem 26 itens. A versão ampliada, com 77 perguntas, será feita em 11% dos domicílios e tem tempo de resposta estimado em 16 minutos. A seleção de qual questionário será usado no momento da visita é feita de maneira automática e aleatória.

Apenas uma pessoa de cada residência responde. O morador precisa ter mais de 12 anos e ser capaz de fornecer as informações para o recenseador em nome das outras pessoas que habitam o local.

Em 2022, além das respostas dadas presencialmente, será possível participar pela internet ou por telefone. No entanto, a visita do recenseador é necessária em todos os casos, pois é ele quem fará o contato inicial com o morador — seja para responder imediatamente ou para agendar a participação por outros canais.

O custo para que o Censo aconteça é de cerca de 2,3 bilhões de reais. O IBGE prevê que os primeiros resultados sejam divulgados no fim de 2022.

Como identificar um recenseador?
Os recenseadores estão uniformizados, com colete, boné, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta (DMC). Se você ou sua família ficar com dúvidas ao receber a visita e quiser confirmar a identidade do recenseador, é possível ligar para o telefone 0800 721 8181 ou usar o QR code do crachá do colaborador para fazer uma verificação via internet.

O que é o censo demográfico?
Ele calcula quantos brasileiros estão vivos e como eles vivem. As perguntas envolvem informações como idade, sexo, cor ou raça, religião e escolaridade. Os dados são importantes para desenvolver políticas públicas e orientar em que áreas os governos devem investir dinheiro para melhorar a vida da população. O último Censo aconteceu em 2010 e contabilizou quase 191 milhões de brasileiros. As projeções do IBGE apontam que, atualmente, o país tem cerca de 215 milhões de habitantes.

Refugiados e imigrantes
Para o Censo 2022, o IBGE fez um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para realizar a coleta de dados sobre imigrantes e refugiados que vivem no Brasil. Técnicos da entidade vão auxiliar, por exemplo, na contagem dessa população e no acesso a abrigos existentes em Roraima para venezuelanos, onde vivem, atualmente, cerca de 6.600 pessoas.

Glossário
Comunidades quilombolas: locais formados por descendentes de pessoas que foram escravizadas no Brasil.

Fontes: Agência de Notícias do IBGE, CNN Brasil e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Valentina Oliveira Campos de Almeida Souza

    1 ano atrás

    Bom,amei essa edição que o jornal joca publicou! Acho que de todas as edições que eu já li essa é a minha favorita,além disso tive uma curiosidade em uma parte da leitura que está em REFUGIADOS E IMIGRANTES, e também após a leitura eu fiquei me perguntando, como será que o IBGE se organiza para fazer essas coisas? Deve ser muito difícil e complicado. Sou da Escola Crescimento da unidade Calhau do 4- ano B.

  • Sofia

    1 ano atrás

    Amei

  • cara do oi

    1 ano atrás

    oioioioi manda um oi

  • Jfbivb

    1 ano atrás

    Oi

  • Felipe Sali

    1 ano atrás

    oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido