Crédito de imagem: Getty Images

“Como ajudar alguém que está sofrendo bullying?” Isabela O., 9 anos, Colégio Luce Prima 

Eu acho que o bullying é muito ruim, não deveriam fazer isso. As pessoas que sofrem isso podem entrar em depressão. Eu consultaria um adulto e falava para alguém, para o professor, ou para o diretor, para fazer alguma coisa e ajudar. Gabrielle F., 10 anos, aluna do 5°ano 1 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

Quem faz isso é covarde porque ataca a pessoa mentalmente e fisicamente por mais que não pareça. E isso é errado. Muitas pessoas têm razão em várias coisas e por mais que às vezes não concordem entre si, o bullying sempre vai ser errado. Eu falaria para o responsável, um adulto, e se fosse preciso chamaria a polícia também. Raul César M., 10 anos, aluno do 5° ano 2 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

Bullying é algo que não se brinca, é algo muito sério. E quem faz isso, realmente é covardia. A pessoa que sofre fica com aquele sentimento horrível, e a pessoa que faz isso acha que está arrasando, mas na verdade não. Emanuelly S., 10 anos, aluna do 5° ano 2 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

Eu pediria pra conversar com a diretora, e se isso não resolvesse, iria na polícia. É por conta que isso já é algo que não é brincadeira, isso já é coisa de polícia, é uma agressão! Débora L., 9 anos, aluna do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

Eu nunca resolveria com violência e sempre procuraria um responsável para resolver a situação e me ajudar. Anthonia Manuella G., 10 anos, aluna do 4º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

O bullying é uma coisa muito séria, que não deve se brincar nunca. Eu consolaria a pessoa que está sofrendo com isso. Ana Clara S., 10 anos, aluna do 5° ano 2 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

Eu falaria para a professora. Se a professora não fizesse nada, eu ia lá na diretoria e pedia para a diretora fazer alguma coisa. Sophia Emanuelle B., 9 anos, aluna do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

Iria tentar achar um monitor por perto ou um adulto para tentar resolver a situação e ajudar a pessoa. Lorenzo N., 9 anos, aluno do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

A especialista

Oi, Isabela! A sua pergunta é muito importante, mas não é algo fácil de responder. Mesmo que a gente sinta vontade de ajudar a pessoa, talvez você possa até interferir diretamente numa situação ou outra, mas não resolver o bullying como um todo. A melhor forma seria falar com algum adulto que possa tomar alguma atitude. Se for na escola, pode ser professora ou alguma orientadora. Se for no prédio ou condomínio, você pode falar com algum adulto que você confie e ele tomará alguma providência. Avisar alguém é muito importante. Se você presencia uma situação de bullying e não faz nada, você  acaba sendo umas das pessoas que participa do bullying, mesmo que seja só de forma passiva (ou seja, aceitando que ele aconteça). O bullying é algo muito sério e não pode ser tolerado em hipótese nenhuma. Boa sorte!

NATÉRCIA M. TIBA MACHADO 

Psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A próxima pergunta…

Tenho muita dificuldade em falar para minhas amigas que eu preciso do meu espaço. O que eu posso dizer a elas sem magoá-las? Rafaella C., Colégio Santo Ivo (SP)

O que você faria se…

Pudesse convidar qualquer pessoa para seu aniversário? Quem você chamaria?, Lucca L., 10 anos, Espaço Pensar (SP) 

Crédito de imagem: Getty Images

“Eu chamaria a Olivia Rodrigo. Gabrielle F., 10 anos, aluna do 5°ano 1 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

O Cristiano Ronaldo! Gabriel M., aluno do 5º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

Eu chamaria o baterista do Iron Maiden, que chama Nicko, e o baterista do Linkin Park! Miguel A., 9 anos, aluno do 4º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

O Elon Musk. Cauã B., 10 anos, aluno do 5º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

Meus pais e o Neymar. Lorenzo N., 9 anos, aluno do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

Acho que só minha família mesmo, amigos e familiares. Emanuelly S., 10 anos, aluna do 5° ano 2 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

O Batman. Davi F., 9 anos, aluno do 4º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

Eu chamaria a Camila Loures. Anthonia Manuella G., 10 anos, aluna do 4º ano 2 da Escola Limeira (Limeira, SP) 

Eu chamaria família e amigos, porque são as pessoas mais próximas de mim, ao invés de chamar famosos que eu nem conheço. Débora L., 9 anos, aluna do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

Chamaria a Billie Eilish. Sophia I., 10 anos, aluna do 5° ano 2 da Escola Maria Thereza (Limeira, SP) 

Eu chamaria a youtuber Luluca. Sophia Emanuelle B., 9 anos, aluna do 4º ano 3 da Escola Luca Moore (Limeira, SP) 

Meus youtubers favoritos: Gabriel e Shirley. Lara B., 9 anos, aluna do 4º ano 2 da Escola Limeira

Eu chamaria meus amigos. Alice F., 10 anos, aluna do 5º ano 2 da Escola Limeira 

A próxima pergunta…

O que você faria se…

…de repente acordasse adulto? Paulo Eduardo M., 8 anos 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido