Canal aberto

O que fazer se um amigo falasse para você dar 50 reais para ele? Isaac G., 10 anos

Respostas de alunos do Colégio Visão – Unidade Pedra Branca (SC)
Eu perguntaria para que ele precisa de 50 reais. Se fosse para algo importante, eu daria. Guilherme R., 10 anos

Primeiro, eu verificaria se tenho dinheiro. Depois, veria para que ele quer esse dinheiro e se ele é confiável. Também verificaria quando ele vai devolver o dinheiro. Millena S., 10 anos

Eu falaria que não tenho 50 reais, mas que, se eu tivesse, estaria usando para algo de que preciso. Não emprestaria, pois não sei para que ele vai usar. Vitória P., 10 anos

A especialista
Oi, Isaac, é estranho um amigo pedir para você dar 50 reais, né? Ainda mais pela idade que vocês têm. Tem alguma razão para ele pedir? Alguma emergência? Mesmo que tivesse, ele deveria procurar um adulto. Você pode falar para ele que não tem autorização para dar dinheiro. Fale a verdade. Se ele ficar chateado, explique que a amizade não tem nada a ver com isso. Amigos são amigos, não é preciso envolver presentes ou dinheiro, não é mesmo? Caso ele insista, converse com um adulto próximo para que ele te ajude a entender o que está acontecendo. Mas não dê dinheiro a ninguém sem autorização dos seus pais, ok?
Natércia M. Tiba Machado – psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A próxima pergunta…
As meninas que eu achava que eram minhas amigas estão mostrando não ser. O que eu faço? Luara P., 13 anos

Mande sua resposta das próximas perguntas das seções para joca@magiadeler.com.br até o dia 6 de novembro. 

O que você faria se…
…pudesse prever o futuro? Andrei I., 10 anos

Eu veria a tecnologia que existe no futuro e traria para o presente. Vicente O., 7 anos

Respostas de alunos do Colégio Visão – Unidade Pedra Branca (SC)
Eu saberia como seria a minha morte. Valentina C., 10 anos

Eu tentaria evitar acidentes e mortes, pois acho muito errado pessoas inocentes morrerem. Gostaria também de alertar as pessoas sobre possíveis catástrofes. Poderia salvar algumas vidas. Ana Júlia, 11 anos

Eu iria ver cada ponto fraco do mundo e iria consertá-lo. Assim, espécies marinhas não morreriam por causa da poluição, animais não morreriam em virtude da caça e não teria falta d’água, desmatamento e todas as coisas tristes que podem acontecer. Georgia S., 10 anos

Eu iria prever furacões, terremotos e a extinção dos animais. Bruno S., 11 anos

A próxima pergunta…
…pudesse mudar o que as pessoas estão fazendo com a natureza? Letícia L., 10 anos

Editores mirins

Editor-Mirim-Edicao-140-Impresso
#pracegover: da esquerda para a direita, os editores mirins Enrico R., Bruno R., João G., Maria Eduarda O. e Beatriz C., do 4º ano C da Escola Vera Cruz. Eles seguram certificados de participação e edições do Joca nas mãos. Foto: jornal Joca.

“Achamos o máximo! Aprendemos como é feito o Joca, o design, sobre as cores, os textos etc. Também conhecemos a equipe e a fundadora do jornal, que respondeu várias perguntas. Por exemplo, por que o símbolo do Joca é um mico-leão. E ganhamos um certificado de editor mirim”, Enrico R., Bruno R., João G., Maria Eduarda O., Beatriz C., do 4º ano C da Escola Vera Cruz.

Carta dos leitores

Prezados jornalistas do jornal Joca,

Eu li a matéria “Pesquisadores fazem previsões para o mundo em 2069” [edição 137] e gostei de saber que com os robôs do futuro as casas ficarão limpas sem interferência humana. Fiquei feliz em saber disso porque, desse jeito, as pessoas não vão mais ter que se preocupar em ter uma hora para limpar a casa. Gostaria que fizessem mais robôs para que eles também limpem as cidades e não tenha lixo jogado na rua.

Atenciosamente,
Marcella da S., da E. E. Prof. Dario Monteiro de Brito, São Paulo (SP)

•••

Ao jornal Joca,

Eu gostei muito da matéria “Plantio de 1,2 trilhão de árvores pode controlar aquecimento global, diz pesquisa”, publicada na edição 135. O meio ambiente precisa de cuidados. Em vez de cortar árvores, deveriam plantar mais. Eu sugiro que vocês escrevam mais notícias sobre meio ambiente, para que as pessoas entendam que têm que cuidar da natureza.

Atenciosamente,
Sara P., 5o ano da E. E. Alcides da Costa Vidigal, São Paulo (SP)

•••

Olá, galera do jornal Joca,

A professora Andreia leu para a classe a notícia “Poluição matou cerca de 600 mil crianças em um ano, diz OMS”, publicada na edição 123. Essa notícia nos trouxe muita preocupação. Não sabíamos que a poluição causava tantas mortes de crianças pelo mundo. Na nossa opinião, cada pessoa deve fazer a sua parte para evitar a poluição. Além de mortes, ela pode causar doenças e complicações para toda a vida das crianças. Sugerimos que vocês façam alguma campanha com algum tipo de desafio, para que as escolas e as cidades se mobilizem para combater a poluição.

Até logo!
Alunos do 5o ano A da Escola Municipal Anna Marinho Nunes, Andradina (SP)

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido