Esta matéria foi originalmente publicada na edição 238 do jornal Joca
COMO AJUDAR ALGUÉM QUE ESTÁ SOFRENDO BULLYING? ISABELA O., 9 ANOS, COLÉGIO LUCE PRIMA (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP)
Eu acho que o bullying é muito ruim, não deveriam fazer isso. As pessoas que sofrem isso podem entrar em depressão. Eu consultaria um adulto e falaria para alguém, o professor ou o diretor, para fazer alguma coisa e ajudar. Gabrielle F., 10 anos, 5°ano 1 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
Quem faz isso é covarde porque ataca a pessoa mentalmente e fisicamente, por mais que não pareça, e isso é errado. Muitas pessoas têm razão em várias coisas e, por mais que às vezes não concordem, o bullying sempre vai ser errado. Eu falaria para o responsável, um adulto e, se fosse preciso, chamaria a polícia também. Raul César M., 10 anos, 5° ano 2 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
Eu pediria para conversar com a diretora e, se isso não resolvesse, iria à polícia. Porque é algo que não é brincadeira, isso já é coisa de polícia, é uma agressão! Débora L., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
Eu nunca resolveria com violência e sempre procuraria um responsável para resolver a situação e me ajudar. Anthonia Manuella G., 10 anos, 4º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
Eu falaria para a professora. Se a professora não fizesse nada, eu iria lá na diretoria e pediria para a diretora fazer alguma coisa. Sophia Emanuelle B., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
O bullying é uma coisa muito séria, com que não se deve brincar nunca. Eu consolaria a pessoa que está sofrendo com isso. Ana Clara S., 10 anos, 5° ano 2 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
Bullying é algo com que não se brinca, é muito sério. E quem faz isso, realmente, é covardia. A pessoa que sofre fica com aquele sentimento horrível, e quem faz isso acha que está arrasando, mas, na verdade, não está. Emanuelly S., 10 anos, 5° ano 2 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
Tentaria achar um monitor por perto ou um adulto para tentar resolver a situação e ajudar a pessoa. Lorenzo N., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
Eu falaria para ela ignorar, mas, caso não desse certo, avisaria os coordenadores sobre o problema. André de Faria Torres, 9 anos (Jundiaí, SP)
A ESPECIALISTA
Oi, Isabela! Sua pergunta é muito importante, mas não é algo fácil de responder. Mesmo que a gente sinta vontade de ajudar a pessoa, talvez você possa até interferir diretamente numa situação ou outra, mas não resolver o bullying como um todo. A melhor forma seria falar com um adulto que possa tomar uma atitude. Se for na escola, pode ser a professora ou a orientadora. Se for no prédio ou condomínio, você pode conversar com um adulto em quem você confie e ele tomará uma providência. Avisar alguém é essencial. Se você presencia uma situação de bullying e não faz nada, acaba sendo umas das pessoas que participam do ato, mesmo que seja só de maneira passiva (ou seja, aceitando que aconteça). O bullying é algo muito sério e não pode ser tolerado em hipótese alguma. Boa sorte!
NATÉRCIA M. TIBA MACHADO
Psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família.
Tel.: (11) 99938-0207
A PRÓXIMA PERGUNTA… Tenho muita dificuldade em falar para minhas amigas que eu preciso do meu espaço. O que eu posso dizer a elas sem magoá-las? Rafaella C., Colégio Santo Ivo (SP)
O QUE VOCÊ FARIA SE… …PUDESSE CONVIDAR QUALQUER PESSOA PARA O SEU ANIVERSÁRIO? QUEM VOCÊ CHAMARIA? LUCCA L., 10 ANOS, ESPAÇO PENSAR (SP)
Eu chamaria a Olivia Rodrigo. Gabrielle F., 10 anos, 5°ano 1 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
O Cristiano Ronaldo! Gabriel M., 5º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
Eu chamaria o baterista do Iron Maiden, o Nicko, e o baterista do Linkin Park! Miguel A., 9 anos, 4º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
O Elon Musk. Cauã B., 10 anos, 5º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
Meus pais e o Neymar. Lorenzo N., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
Eu chamaria família e amigos, porque são as pessoas mais próximas de mim, em vez de famosos que eu nem conheço. Débora L., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
Acho que só minha família mesmo, amigos e familiares. Emanuelly S., 10 anos, 5° ano 2 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
O Batman. Davi F., 9 anos, 4º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
Eu chamaria a Camila Loures. Anthonia Manuella G., 10 anos, 4º ano 2 da Emeief Limeira (Limeira, SP)
Chamaria a Billie Eilish. Sophia I., 10 anos, 5° ano 2 da Emeief Maria Thereza (Limeira, SP)
Eu chamaria a youtuber Luluca. Sophia Emanuelle B., 9 anos, 4º ano 3 da Emeief Luca Moore (Limeira, SP)
Eu tentaria conseguir o contato das pessoas que gostaria de convidar, que são o Gandalf, o Aragorn, o Obi-Wan Kenobi e o Capitão Rex. André de Faria Torres, 9 anos (Jundiaí, SP)
A PRÓXIMA PERGUNTA…
de repente acordasse adulto? Paulo Eduardo M., 8 anos
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.