A saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido como Brexit, foi adiada de 31 de outubro deste ano para 31 de janeiro de 2020. Em nota, o Conselho Europeu afirmou que o novo prazo tem como objetivo dar mais tempo para que os britânicos aprovem um acordo — espécie de guia para definir como o Reino Unido deve sair da UE.

Este é o terceiro adiamento do Brexit. Desde março, o parlamento britânico tenta aprovar um acordo para a saída, mas as propostas foram rejeitadas pela maioria dos parlamentares.

Eleição antecipada
A próxima eleição no Reino Unido, marcada para 2022, foi antecipada para 12 de dezembro de 2019 para que a população escolha os políticos que irão definir como acontecerá a saída da UE.

Na votação, 650 representantes serão escolhidos para trabalhar no parlamento. A população votará nos parlamentares, e o partido que conquistar o maior número de eleitos terá o direito de escolher o primeiro-ministro (cargo mais alto da política britânica).

Boris Johnson, atual premiê, enfrenta dificuldades para aprovar a sua versão do acordo de saída da UE e espera que isso mude com as eleições. Saiba mais sobre o Brexit nas edições 124, 127 e 128 do Joca.

Boris-Johnson-Brexit-Edicao-141
Boris Johnson, premiê britânico | #pracegover: Boris Johnson usa terno e gravata em tons escuros e camisa branca. Ele é loiro e dá um leve sorriso para a imagem. Foto: Getty Images.

Correspondente internacional
“Eu não sou a favor do Brexit. Acho que seria ruim porque, com o Reino Unido fazendo parte da União Europeia, podemos ter contato com várias culturas, e isso é muito bom. Mas acho que ele deveria acontecer, porque as pessoas votaram pelo Brexit, então elas deveriam ser ouvidas. A pior coisa é ficar ainda sem resolver, a gente nem aprende mais sobre isso na escola porque já ficou repetitivo”. Jessica O., 13 anos, de Londres, Inglaterra.

Jessica-Correspondente-Brexit-Edicao-141
#pracegover: em foto preto e branco, Jessica está perto de uma árvore e sorri. Ela usa blusa de moletom em cor clara e calça em cor escura. Foto: arquivo pessoal.

 

Texto originalmente publicado na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido