Dizer exatamente quantos países existem no mundo não é uma tarefa fácil. Isso porque alguns territórios se consideram países, mas não têm reconhecimento internacional ou da Organização das Nações Unidas (ONU). Taiwan, por exemplo, declara-se um país, enquanto o governo chinês afirma que a região faz parte da China.

Intrigado com isso, o escritor Guilherme Canever viajou o mundo visitando nações não reconhecidas pela ONU, entre 2009 e 2014. E decidiu contar a experiência no livro Uma Viagem Pelos Países Que Não Existem, lançado em 2018 no Brasil e que acaba de ganhar e-book em inglês. “A ideia de escrever o livro surgiu quando visitei Somalilândia, região que se declara independente da Somália, na África Ocidental”, contou Guilherme ao Joca. “Fiquei impressionado com o fato de que, apesar de não ser reconhecida por nenhum outro país, a Somalilândia tem presidente próprio, moeda e até visto (uma espécie de permissão para entrar no país). Era como um universo paralelo”, explicou.

#pracegover: Guilherme veste camiseta cinza e calça clara. Ele sorri para a foto e está na Somalilândia, em maio a um comércio de rua. Foto: reprodução Instagram

Guilherme passou por 16 “não países” como Transnístria, Kosovo e Chipre do Norte, conversou com moradores, visitou pontos turísticos e estudou a história de como eles caíram nessa lacuna entre se considerar nações e não ser oficialmente reconhecidos como tal — normalmente, a questão envolve conflitos políticos com outros países, fatores ligados à identidade cultural e até guerras.

#pracegover: imagem da Somalilândia, na África. Através de um grande, é possível ver uma praia e barcos. Foto: Aldo Pavan/Getty Images

O que torna um território um país?
Para um país ser reconhecido pela ONU, ele precisa conseguir ao menos nove votos (e nenhum veto) do Conselho de Segurança da organização, formado por 15 nações. Também é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como ter território definido e sistema político próprio. Atualmente, a ONU reconhece a existência de 193 países.

No episódio 27 do podcast Revisteen, confira um bate-papo sobre as viagens do Guilherme Canever: bit.ly/revisteen-27.

Fontes: Uma Viagem Pelos Países Que Não Existem e ONU.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido