Biscoitos terão redução de até 62,4% na quantidade de açúcar. Foto: Divulgação.

O Brasil irá diminuir a quantidade de açúcar em bolos, biscoitos recheados, bebidas açucaradas, achocolatados e produtos lácteos.

No acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde e as associações do setor de alimentos, o país se comprometeu a tirar 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022 – a quantidade equivale ao peso de 24 mil elefantes.

Com isso, o Brasil se torna um dos primeiros países do mundo a adotar medidas para diminuir a quantidade de açúcar dos alimentos industrializados.

O principal objetivo do acordo é reduzir o número de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, causadas pelo grande consumo de açúcar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os brasileiros ingerem, por dia, o equivalente a 18 colheres de chá de açúcar, embora o recomendável seja 12.

Alguns especialistas, no entanto, afirmam que a medida não é o suficiente para resolver o problema, já que a taxa de açúcar que será retirada da composição dos alimentos será muito pequena e não fará grande diferença na dieta dos brasileiros.

Como solução, eles indicam aumentar o preço dos alimentos que fazem mal à saúde e ensinar a população a analisar rótulos (tabela que fica na embalagem do produto e mostra a sua composição).

Fontes: Ministério da Saúde e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • arthur

    3 anos atrás

    legal

  • arthur

    3 anos atrás

    oi

  • rafael yan

    3 anos atrás

    poderiam fazer igual no chile de colocar tarjinhas colocando por exemplo alto em açúcar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido