Mico-leão-dourado na Mata Atlântica, Rio de Janeiro. Imagem: Kike Calvo/UIG via Getty Images
Família de micos-leões-dourados em mata no Rio de Janeiro. Imagem: Kike Calvo/UIG via Getty Images

Um estudo internacional que reuniu 72 especialistas concluiu que grande parte das 439 espécies de primatas conhecidas no mundo corre algum risco de ser extinta por causa da ação humana. O problema é maior para as espécies que habitam os países com maior quantidade delas: Brasil (102 espécies), Madagascar (100 espécies), Indonésia (48 espécies) e República Democrática do Congo (36 espécies).

Ao analisar a distribuição das áreas protegidas e a distribuição das espécies de primatas em cada um desses quatro países, os pesquisadores descobriram que muitas delas não têm segurança adequada em seus habitats.

A pesquisa também avaliou os tipos de ameaça que os macacos sofrem nos quatro países. Um dos principais problemas é a perda de habitat (o local onde vivem), o que ocorre principalmente no Brasil, em Madagascar e na Indonésia. Já no Congo, o problema mais grave é a caça.

Algumas das outras causas que contribuem para a ameaça aos primatas são: doenças, crescimento da população de seres humanos, mudanças climáticas e o comércio ilegal desses animais para serem bichos de estimação.

Os primatas no Brasil

Em nosso país existem, hoje, 35 espécies de primatas ameaçadas de extinção. Entre elas estão quatro espécies de micos-leões e duas de muriquis. E ainda há algumas espécies classificadas como criticamente ameaçadas de extinção, como o sagui-de-coleira e o cuxiú-preto.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    NOS ACHAMOS TRISTE PORQUE FALA QUE O MICO LEÃO ESTÁ EXTINTO, DEVERIAM MATAR MENOS PRIMATAS NAS FLORESTAS. KAUÃ E VITORUGO

  • flavia mendes cordeiro

    5 anos atrás

    as pessoas deviam respeitar mais as leis ambientais; deveriam matar menos primatas pois seria a mesma coisa que matar alguém que conhece; porque os macacos foram os primeiros humanos que existiram pois a partir deles a gente evoluiu; as pessoas, ao invés de caçar os macacos, deveriam colaborar com a evolução dos macacos. Por isso, devemos parar de fazer a caça com os macacos de todas as especies e todos os países; as pessoas não deveriam matar os animais e sim ir contra esse tipo de atitude, pois eles não fazem mal a ninguém, a menos que invadam seu território. Alunos do 5° ano B - E.E. Major José Marcelino da Fonseca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido