#PraCegoVer: A imagem mostra dois meninos usando grandes óculos de grau, vestindo ternos pretos e com as bocas abertas como se estivessem gritando, um ao lado do outro, segurando algumas notas de dólar. Eles estão sentados em frente a uma mesa. Em cima da mesa existe uma calculadora grande, um bloco de anotações, moedas, mais notas de dinheiro, um cofre em formato de porco rosa e três sacos brancos com o símbolo de cifrão. Crédito de imagem: RickVintage/Getty Images.

Por Martina Medina

O Brasil fechou o ano de 2018 com mais de 20,2 milhões de empresas em atividade, segundo levantamento do Empresômetro com base em dados da Receita Federal. Quase 60% delas – ou 13,5 milhões – são micro e pequenas empresas.

De 2011 a 2017, o número de empreendedores no país quase duplicou, saltando de 27 milhões para 49,3 milhões, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Para Otávio do Amaral, diretor do Empresômetro, quatro fatores justificam o aumento do empreendedorismo no país. São eles:

1 – Nova geração de empreendedores: pessoas que não querem ficar presas a uma empresa e buscam montar um negócio do seu jeito.

2 – Reforma trabalhista: aprovada em novembro de 2017, a lei facilitou a terceirização para a prestação de serviços, estimulando a criação de empresas nessa área.

3 – Crise econômica: desempregados optaram por abrir o próprio negócio por necessidade.

4 – Facilidade em abrir uma empresa: antigamente, essa tarefa era cheia de burocracia (exigia a entrega de muitos documentos e demorava). Hoje, é possível fazer quase tudo pela internet.

O que é?

Empreendedor: pessoa com vontade de ter uma empresa própria. Geralmente, é criativa, não tem medo de correr riscos e gosta de transformar ideias em realidade.

Empreendedorismo: quando alguém identifica um problema e busca uma solução para ele por meio da criação de um novo negócio.

Microempresa: tem de nove a 19 funcionários, dependendo do setor em que atua. Pode ganhar até 360 mil reais por ano.

Pequena empresa: emprega de 10 a 99 pessoas e pode faturar até 4,8 milhões de reais anualmente.

Dados

51,46% das empresas brasileiras são prestadoras de serviços (exemplo: salões de beleza e restaurantes). A previsão é de que essa categoria cresça 9% em 2019.O segundo maior setor é comércio, com 35% das empresas.

Fonte: Empresômetro.
Especialista consultado: Augusto Togni, gerente de cultura empreendedora do Sebrae.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido