Em 29 de abril, o país registrou mais de 4 milhões de ocorrências
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 29 de abril revelam que o Brasil já registrou o número recorde de mais de 4,1 milhões de casos prováveis de dengue só em 2024 — 137% a mais do que o registrado durante todo o ano passado.
Até o fechamento desta edição, 2 mil mortes de infectados pela doença haviam sido confirmadas. Esse número, referente aos primeiros quatro meses de 2024, também supera o recorde registrado ao longo dos 12 meses de 2023, de 1.094 óbitos.
Foi decretada situação de emergência provocada pela dengue em 590 municípios brasileiros, sendo que os estados de São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por 54% das notificações. O aumento nos casos da doença em 2024 pode ser explicado, entre outros fatores, pelo calor registrado nos últimos meses, acompanhado por fortes chuvas, e pelas variantes do vírus.
De acordo com o governo federal, mais de 140 milhões de reais foram destinados ao apoio de estados e municípios em ações emergenciais no combate à dengue. No dia 25 de abril, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a doença será ampliada para mais 625 cidades brasileiras.
COMO ENFRENTAR A DENGUE
AEDES AEGYPTI
O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Somente as fêmeas picam, pois necessitam de sangue humano para ter energia e botar ovos.
FONTES: METRÓPOLES, MINISTÉRIO DA SAÚDE, TV CULTURA E AGÊNCIA BRASIL.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 223 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Vou ficar atento. [Lorenzo]
oi eu sou a Marina não sabia disso é muito interessante
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.