Como se sabe, o caráter informativo do jornal traz subsídios para a abordagem dos conteúdos do currículo escolar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Trabalhar com este portador, no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhado às competências e habilidades propostas nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática garante o desenvolvimento dos alunos e é condição relevante para a sua inserção no contexto sociocultural e essencial para a construção da cidadania. Para isso, são consideradas as especificidades dos estudantes de cada fase e os conhecimentos de que já dispõem, e as habilidades propostas cumprem a função de ampliar as esferas de atuação dos alunos por meio das práticas de oralidade, leitura e escrita, que perpassam todo o currículo.

As habilidades da BNCC são expectativas de aprendizagem dos alunos e em seu conjunto buscam garantir a formação pela leitura e escuta de gêneros diversos, orais e textuais, que circulam nas várias áreas de conhecimento, e também possibilitar ao aluno atuar de maneira informada como falante e escritor.

Da mesma forma, os três aspectos avaliados na prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que avalia os conhecimentos dos alunos em Leitura, Matemática e Ciências, são objetivos de aprendizagem dos alunos contemplados exaustivamente no trabalho com o texto jornalístico que propomos neste Guia de formação do professor para o uso do jornal na sala de aula. São eles:
(i) localizar e recuperar informação;
(ii) integrar e interpretar;
(iii) refletir e analisar.

O PISA define “leitura” como a capacidade do indivíduo de entender e refletir sobre os textos escritos, além de promover sua participação na sociedade, e, também neste aspecto, há propostas de trabalho nas sequências didáticas aqui apresentadas.

Assim, o professor poderá fazer a equiparação das habilidades para cada bimestre apontadas no quadro abaixo com as expectativas de aprendizagem do currículo de sua escola, contemplando o que deve ser trabalhado em seu planejamento. Da mesma forma, as Atividades Avaliadas serão um complemento ao trabalho de avaliação do aluno em cada período.