Paulo Caruso é um dos ilustradores mais famosos do país.

Resultado de imagem para paulo caruso

Já trabalhou em veículos de  comunicação como “Isto É”, “O Pasquim”, “Veja”, “Folha de S. Paulo” e, recentemente, fez as ilustrações do livro “Chapeuzinho do Avesso”, das autoras Ana Luisa de Souza, de 11 anos, e Elena Corigliano, de 10 (confira a entrevista com as autoras no Joca 97).

Resultado de imagem para paulo caruso

Veja abaixo a entrevista que Paulo deu ao Joca:

Como você conheceu a Elena e a Ana Luísa?

O Leonel Prata, o editor do livro, propôs que eu ilustrasse o livro. Elas se encontraram comigo na minha casa e nós fizemos uma leitura dinâmica. Enquanto eu lia o texto, ia propondo imagens e elas iam complementando. Eu só tinha a visão da Disney dos personagens. Nós fizemos os personagens a partir da visão delas.

Você já tinha trabalhado com autoras tão novas antes?

Há muito tempo, fiz ilustrações infantis, mas não é o meu universo. Fiquei interessado nesse livro ao saber que meninas novas estavam fazendo releituras de personagens clássicos dos contos de fadas.  É uma leitura moderna. O namorado da Chapeuzinho, por exemplo, é o Peter Pan.

Pensa em trabalhar mais com ilustração infantil?

O foco do meu trabalho sempre foi política. Como os jornais e os impressos estão passando por uma crise e diminuíram o número de contratações de artistas, eu pretendo investir mais em ilustrações infantis e em artes plásticas.

Percebe diferença entre o desenho voltado para o público adulto e para o público infantil?

Quando estou fazendo um trabalho voltado para o público adulto, uso muito a caricatura para retratar as expressões dos políticos. A caricatura trabalha em cima de um modelo pré-existente (um político, um músico…). No desenho infantil, você tem que usar a imaginação. Você não retrata alguém diretamente.

Que dicas você daria para quem quer ser ilustrador quando crescer?

Você precisa ter talento para desenhar e ter noção de espaço. A partir disso, você terá que se dedicar para poder se expressar por meio do desenho.

 

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (4)

  • Elisabeth Porto

    4 anos atrás

    Parabéns pela entrevista!

  • Jornal Joca

    4 anos atrás

    Obrigado, Elisabeth. Que bom que gostou!

  • LUIZ GUEDES DE MOURA JUNIOR

    4 anos atrás

    Poxa! Entrevista muito interessante! Minha filha Rafaela e Vitor, de 7 e 8 anos, aprenderam muito sobre a profissão de ilustrador e ficaram encantados. Minha filha está aprendendo a ler e foi ela que leu a entrevista, ao final ela ficou pedindo para ser ilustrada kkk. Parabéns jornal joca!!!

  • Jornal Joca

    4 anos atrás

    Que bacana, Luiz. Ficamos muitos felizes que seus filhos gostaram do Joca! Continue acompanhando nossas notícias!

Compartilhar por email