O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, fala à imprensa sobre acabar com dez barragens, como a que se rompeu em Brumadinho. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.
O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, fala à imprensa sobre acabar com dez barragens como a que se rompeu em Brumadinho. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

Em entrevista dada em 29 de janeiro, Fabio Schvartsman, presidente da Vale, empresa responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, Minas Gerais (leia mais sobre o caso aqui), anunciou que dez barragens da companhia, construídas de forma semelhante às que existiam em Brumadinho e em Mariana (onde o rompimento se deu em 2015) serão desativadas. Todas ficam em Minas Gerais.

O processo de desativação deve levar, ao todo, três anos. Com isso, a Vale deixará de produzir 40 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. Em 2017, a empresa produziu 366,511 milhões de toneladas do material.

Abaixo, confira as últimas notícias sobre Brumadinho.

A situação em Inhotim: localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim, um centro de arte muito visitado na região, informou, na tarde de 30 de janeiro, o cancelamento de sua reabertura, que estava programada para o dia 1º de fevereiro. Apesar de o local não ter sido afetado pelo rompimento da barragem, ainda não há uma nova data definida para que o público possa voltar a visitar Inhotim, pois muitos funcionários do instituto perderam familiares no desastre. Quer saber mais sobre o centro de arte? Clique aqui.

Os últimos números da tragédia em Brumadinho:
– 134 mortos, dos quais 120 foram identificados
– 199 pessoas desaparecidas
– 175 pessoas desalojadas de suas casas
– 192 pessoas resgatadas com vida

*Informações atualizadas às 19h30 de 4 de fevereiro.

Fontes: Agência Brasil e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido