Butch Wilmore e Suni Williams retornaram após nove meses a bordo da Estação Espacial Internacional
MATÉRIA ATUALIZADA NO DIA 20 DE MARÇO DE 2025
Uma nova equipe de astronautas chegou à Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 16 de março, para substituir a atual tripulação. Com isso, Butch Wilmore e Suni Williams, que ganharam destaque mundial por ficar “presos” no espaço após problemas técnicos na cápsula, finalmente puderam retornar à Terra. A missão Crew-9 voltou em 18 de março.
Wilmore e Williams retornaram a bordo da cápsula Crew Dragon, que chegou à ISS em setembro de 2024 com apenas dois tripulantes — os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov — em vez dos habituais quatro, para garantir espaço para o resgate da dupla ao fim da missão.
Imagens ao vivo da Nasa mostram a chegada da missão Crew-10 à ISS, a bordo da cápsula Dragon Endurance. A nova equipe é composta pela comandante Anne McClain, a pilota Nichole Ayers, o astronauta japonês Takuya Onishi e o cosmonauta russo Kirill Peskov. Eles substituiram a tripulação atual da Crew-9.
Butch Wilmore e Suni Williams chegaram à ISS, em junho de 2024, como pilotos de teste do primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, desenvolvida pela Boeing. A missão já havia sido adiada diversas vezes em decorrência de problemas no desenvolvimento da nave.
O retorno estava originalmente previsto para 12 de junho, apenas oito dias após a chegada. No entanto, a volta foi adiada três vezes por falhas nos propulsores — essenciais para a desaceleração da cápsula na reentrada da atmosfera — e vazamentos de gás hélio.
Diante dos riscos, a Nasa decidiu não expor os astronautas a perigo e optou por trazer a Starliner de volta à Terra sem tripulação. Com isso, Wilmore e Williams permaneceram na ISS por nove meses, acompanhando o ciclo programado de rotação de equipes na estação.
Veja o momento em que a missão Crew-10 chega à estação espacial:
Fontes: BBC, G1 e Agência Brasil.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.