Rocha esteve mais próxima de nós do que a Lua
No dia 11 de abril, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou que um asteroide passara muito próximo da Terra. Tratava-se de uma rocha do tamanho de um carro que esteve a 19,3 mil quilômetros (km) do nosso planeta — apenas 3% da distância entre a Terra e a Lua.
O asteroide se chama 2024 GJ2, mede entre 2,5 e 5 metros e passou voando a uma velocidade de 14,4 quilômetros por segundo (km/s). Ele voltará a voar por aqui apenas em 2093, mas não será tão perto, chegando a 206 mil km da Terra. Caso entrasse na nossa atmosfera, o corpo celeste teria pegado fogo.
Tanto a ESA como a agência espacial norte-americana (Nasa) monitoram em tempo real os asteroides do Sistema Solar. Assim, elas podem criar mecanismos de defesa caso algum venha na direção da Terra. Em 2022, a Nasa desviou um asteroide ao acertá-lo com uma sonda balística (uma espécie de nave espacial sem tripulação). Assista abaixo ao vídeo do momento e clique aqui para saber mais sobre a missão.
Fonte: ESA.
q legal
Caraaaa, quase que a gente fica frito ( éin )
Eu goste muito sobre cometa ,é muito em impressionante e gosto muito de astronomia ,a Nasa é muito legal
Que legal saber que um asteroide quase passou pela terra, mesmo sabendo que o corpo celeste poderia pegar fogo e legal saber o que acontece fora do planeta
cara vc e muito inteligente nem sabia disso nossa nao sabia disso
nossa
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.