De quadros em museus a esculturas, o Brasil tem diversas obras de seus artistas em outros países. Saiba mais sobre quatro das mais conhecidas

Guerra e Paz (Nova York, Estados Unidos)

#pracegover: foto da obra Guerra e Paz, do brasileiro Candido Portinari. O painel usa cores mais escuras e mais claras para transmitir sua mensagem. Imagem: divulgação.
  • Pintados por Candido Portinari entre 1952 e 1956, os painéis Guerra e Paz estão expostos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Cada um deles possui 14 metros de altura (três vezes o tamanho de uma girafa) e 10 metros de comprimento (o mesmo que um helicóptero comum).
  • Depois de um pedido do primeiro-secretário geral da ONU para que todos os países que faziam parte da organização doassem uma obra de arte para a sede da instituição em Nova York, Portinari foi o pintor selecionado para representar o Brasil.
  • O artista conseguiu fazer a obra de forma que as pessoas vejam a parte da guerra ao entrar na ONU, e, ao sair, deparem-se com o painel da paz, pela esperança de um mundo melhor.

 

Abaporu (Buenos Aires, Argentina)

#pracegover: imagem da obra Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral. Mostra uma pessoa, com pernas, braços e cabeça em formato desproporcionais. Ao fundo, um cacto e o Sol. Imagem: divulgação.
  • A obra, que completou 90 anos em 2018, está no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.
  • Este é o quadro mais conhecido de Tarsila do Amaral, uma das principais pintoras do modernismo no Brasil (saiba mais na página 8).
  • O Abaporu é resultado de imagens dos sonhos da artista e de algumas lembranças de sua infância.

 

Gandhi, Somos Todos Iguais (Mumbai, Índia)

#pracegover: foto da obra do brasileiro Eduardo Kobra, mostra o mural em um edifício. O mural traz a figura de Gandhi ao centro, em preto e branco, saindo de um vagão de trem muito colorido, nos tons amarelo, verde e vermelho. Imagem: divulgação.
  • Um dos principais artistas de murais do mundo, Eduardo Kobra inaugurou um painel em 2017 com a figura de Mahatma Gandhi (1869-1948), fundador do Estado Indiano em Mumbai. Gandhi foi o líder que inspirou protestos pacíficos entre os indianos pela independência do país.
  • A obra está na fachada da estação de trem Churchgate e tem mais de 30 metros de altura.

 

Cantos II B, da série Espaços Virtuais (Madri, Espanha)

#pracegover: foto da obra do brasilero Cildo Meireles. A escultura tem cor branca em sua área principal e a base tem tom de madeira. Imagem: divulgação.
  • A escultura de Cildo Meireles forma, literalmente, o canto de um cômodo. Três metros de altura (a mesma da parede de um quarto, por exemplo) e dois lados de um metro de comprimento cada unidos por piso e rodapés dão à obra tridimensionalidade, o famoso 3D.
  • O objeto geométrico, que era uma ideia e depois foi desenhado em papel, ganha vida ao se transformar em escultura. Assim, o espectador pode entrar na obra e fazer parte dela.
  • A série, formada por outros 43 projetos, foi produzida em 1967 e está espalhada por outros países e pelo Brasil. Ela marca a aproximação do artista do neoconcretismo. Segundo esse movimento artístico, a arte não é apenas o objeto, e sim o que o artista deseja transmitir com ele e a sua transformação a partir da interação com quem o observa.

 

Especialista consultada: Georgia Lobacheff, consultora de artes.
Fontes: Arte e Artistas, Correio Braziliense, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, ONU Brasil, Caras e site oficial de Tarsila do Amaral.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido