Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Um artista plástico descobriu uma forma de transformar garrafas pets em bicicletas ecológicas. Na empresa Muzzicycles, criada por Juan Muzzi, um uruguaio que mora há 46 anos no Brasil, cada bike é feita a partir de 200 recipientes já usados.
Para que o material se transforme em um meio de transporte de duas rodas, a garrafa pet é triturada e transformada em pó. Em seguida, o pó vai para uma máquina que faz o molde. Depois é só instalar os outros componentes como freio, rodas, pedal e a bicicleta estará pronta.
As bikes são resistentes e flexíveis, levaram 11 anos para serem criadas.
O desejo de Juan é que, no futuro, as bicicletas sejam mais baratas e cheguem às pessoas pobres, que muitas vezes sofrem com meios de transporte cheios e caros.
No Brasil, a reciclagem ainda é uma atividade pouco praticada. Segundo a ABRESPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, os brasileiros produzem 76 milhões de toneladas de lixo, sendo que apenas 3% desses materiais vão para a reciclagem.