autoteste covid 181
#pracegover: homem com máscara no queixo insere cotonete do autoteste no nariz. Ele usa camiseta azul e óculos e está sentado em um sofá. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

No dia 28 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de autotestes para detecção de covid-19 no Brasil. As empresas interessadas em vender o produto devem pedir permissão para a Anvisa. Apenas farmácias e estabelecimentos que comercializam produtos de saúde poderão vender o item. Ainda não há informações sobre quando eles estarão disponíveis.

“Agora, temos muitas pessoas com suspeita de covid-19 que não conseguem testar, pois só há testes para casos mais graves”, disse o médico infectologista doutor Gerson Salvador ao Joca. “A vantagem do autoteste é ampliar o acesso à testagem”, completou. Mas o médico alerta: a margem para resultado errado é maior. Por isso, caso o autoteste dê positivo, é preciso fazer uma confirmação em farmácia ou laboratório.

A Anvisa também declarou que o autoteste não será aceito como comprovante em viagens nem para dispensa do trabalho, apenas para uso pessoal.

Marcelo Daher, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou ao Joca que o exame deve ser feito depois de 24 a 48 horas do surgimento de sintomas ou após o sexto dia de contato com alguém com covid-19. “O ideal é que o autoteste seja oferecido a um custo acessível, para que seja feito de maneira rotineira, por exemplo, uma vez por semana”, disse Daher.

O autoteste já é usado em outros países. No Reino Unido, por exemplo, está disponível desde 2020.

Como fazer
Confira o passo a passo de como usar o autoteste e, se precisar de um, também peça orientações a um profissional de saúde habilitado, como farmacêutico:

1. Insira o swab (equipamento médico similar a um cotonete) que vem no kit do autoteste na parte interna do nariz (a 2 centímetros de profundidade). Rode quatro vezes.

2. Coloque o swab dentro
do recipiente com líquido reagente e rode dez vezes enquanto espreme as laterais do frasco.

3. Retire o swab do recipiente, pingue quatro gotas do líquido no teste e espere 15 minutos.

4. Se aparecer um risco, o resultado é negativo. Se surgirem dois, positivo.

Ômicron pode contribuir para o fim da pandemia na Europa
No dia 1º de fevereiro, a líder técnica da covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, declarou que a variante ômicron é, no momento, a dominante em vários países. Antes disso, em 23 de janeiro, o diretor regional da OMS, Hans Kluge, disse que a ômicron pode contribuir para o fim da pandemia na Europa. “Assim que a onda da ômicron diminuir, haverá imunidade geral por algumas semanas ou alguns meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas ficarão imunes em decorrência da infecção”, falou ele à agência de notícias AFP.

Fontes: Estado de Minas, Exame, G1 e Tua Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido