animação folclore brasileiro 191
#pracegover: a imagem é uma cena do filme com alguns personagens do folclore, como a Cuca. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO

Protagonizado por personagens do folclore brasileiro, o longa-metragem animado Além da Lenda estreou nos cinemas nacionais em 4 de agosto. A história traz um objeto mágico, chamado O Livro das Lendas, que é aberto todo dia 31 de outubro, data em que se comemora o Dia do Saci, além do Dia das Bruxas. Os problemas começam quando um trio que simboliza o Halloween tenta roubar o livro para dominar as lendas brasileiras e fazer com que o Brasil comemore apenas a outra data, deixando o Dia do Saci esquecido.

Os espectadores são apresentados a personagens folclóricos típicos de diversas regiões do país. “Nós abrimos espaço para outras [menos conhecidas], como o vaqueiro misterioso, que é do sertão do Nordeste, e o negrinho do pastoreio, que é bem conhecido no Sul. A gente, por exemplo, só foi conhecer esses personagens por pesquisas”, explicou Ulisses Brandão, um dos criadores, roteiristas e produtores do projeto, em entrevista ao Joca.

O longa-metragem ainda mistura referências da cultura pop com elementos típicos do Brasil. “Os superpoderes fazem parte do universo do nosso público, que está muito acostumado a consumir filmes e quadrinhos de super-heróis. Mas a gente queria que nossos personagens também ficassem conhecidos pela personalidade”, disse Erickson Brandão, também roteirista e criador da animação.

Sotaques de diversas regiões e objetos típicos, como um jogo de dominó, concluem a composição da narrativa. “Trazemos o que vemos na nossa frente. Porque a nossa geração não tinha essa oferta de conteúdo brasileiro para assistir”, contou Ulisses.

Dia do folclore
Anualmente, o Brasil comemora o Dia do Folclore em 22 de agosto. A data é uma homenagem ao arqueólogo inglês William John Thoms, que estudou as tradições e lendas da Inglaterra e foi o primeiro a usar o termo “folclore”, junção das palavras em inglês folk (povo) e lore (tradição). Um estudo de Thoms sobre o assunto foi publicado em 22 de agosto de 1846.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • JOAO RIBEIRO FERREIRINHO

    1 ano atrás

    meu deus do ceu fui o ultimo a commentr aaaaaaaaaaaaaaa

  • Vini S

    1 ano atrás

    que onra eu sou o primeiro a escrever um comentario

  • Marcela Reino reino

    1 ano atrás

    ......... uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido