A Alemanha proibiu a venda de um relógio inteligente voltado para crianças de 5 a 12 anos. O dispositivo tem acesso à internet e estava sendo usado para que os pais pudessem monitorar seus filhos.

Mas, segundo a Agência Federal de Redes da Alemanha, a venda do relógio foi proibida a menores de idade, pois o objeto pode ser usado como aparelho de espionagem não autorizado.

Em entrevista ao site da BBC, o especialista em segurança Ken Munro disse que como o mercado de dispositivos de rastreamento é relativamente novo e ainda não existem leis que garantam a privacidade do usuário, os relógios podem ser mal usados.

O órgão regulador alertou também para o uso do dispositivo em sala de aula, e pediu às escolas que prestem mais atenção nos estudantes.

Há alguns meses, o país já havia proibido a venda de uma boneca chamada Cayla. Ao se conectar à internet, o brinquedo fornecia dados sobre a localização da criança.

De fabricação norte-americana e com funções aparentemente inofensivas, a boneca escuta as crianças, grava as perguntas e dá respostas. Seu funcionamento é similar ao sistema operacional de celulares e tablets, e ela consegue se conectar por meio do bluetooth a smartphones que estejam a até 10 metros de distância.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • Samara Amaral de Oliveira

    4 semanas atrás

    eu também não sabia

  • Alice Vieira

    1 mês atrás

    Eu não sabia que existia essa boneca nem esse relogio.

  • lucas silva

    4 anos atrás

    Eu utilizo um aplicativo de monitoramento que me permite em ter acesso em tempo real ao telefone de meu filho , https://brunoespiao.com.br/ teste gratis por 2 dias para saber que tenho acesso ao meu filho quando não estou por perto me traz uma certa tranquilidade.

  • Sophia Martins Gomes da Silva

    6 anos atrás

    NOSSA!!!! NAO DEVIAM TER CRIADO ISSO

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Pois é, Sophia. É que criaram o relógio "espião" para que os pais pudessem monitorar seus filhos, saber onde eles estão. É uma forma de cuidar. Mas infelizmente tem gente usando para o mal. ;-(

  • Joca

    6 anos atrás

    Olá Sophia! Conta pra gente por que você acha que não deveriam ter criado o relógio. Queremos saber a sua opinião :)

  • julia irmer balam

    6 anos atrás

    meu isso é meito perigoso

  • Student

    6 anos atrás

    Se poderia usar no brasil para menores e para adultos. Mas nao pode . liz dokter palomo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido