Cyril Ramaphosa foi oficialmente nomeado presidente da África do Sul no dia 22 de maio. Com vitória considerada certa — era o único candidato na disputa e tinha o apoio da maioria dos membros da Assembleia Nacional — ele foi eleito pelos representantes do parlamento (saiba mais no box).

No mandato, com duração de cinco anos, uma das principais missões de Ramaphosa será recuperar a popularidade de seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês). Apesar de ter saído na frente nas eleições parlamentares do dia 8 de maio, a sigla registrou o pior resultado desde 1994, com 57,5% dos votos válidos — até então, o ANC nunca havia tido menos do que 62% dos votos.

De acordo com especialistas, a porcentagem baixa se deve à insatisfação de parte da população, que acredita que nos últimos anos o partido não tenha feito o suficiente para combater problemas como corrupção, pobreza, desigualdade racial e desemprego.

Quem é Ramaphosa?
Advogado e líder do ANC, ele já estava na presidência da África do Sul desde fevereiro de 2018, quando o ex-presidente, Jacob Zuma, renunciou ao cargo após denúncias de corrupção. Um dia após a renúncia, a Assembleia Nacional escolheu Ramaphosa, que até então era vice-presidente, como líder do país.

#pracegover: a foto mostra Cyril Ramaphosa fazendo um discurso. Ele usa casado preto com detalhes em amarelo e camiseta amarela por baixo. Crédito: Gianluigi Guercia_Getty Images.

Passo a passo da eleição na África do Sul:

1 – No dia 8 de maio, os sul-africanos foram às urnas para votar nos partidos de sua preferência. No país, as pessoas não votam em candidatos, e sim em partidos, que ocupam a Assembleia Nacional (principal local de trabalho dos parlamentares).

2 – Ao fim da votação, o ANC conquistou 57,5%. Já o segundo colocado, o partido Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês) teve 20% dos votos.

3 – Cada partido faz uma lista com os membros que devem ocupar as vagas na assembleia — distribuídas em quantidade de acordo com a votação recebida pelos partidos.

4 – A assembleia vota no presidente do país.

História do Congresso Nacional Africano (ANC)
Fundado em 1912, com o objetivo de defender os direitos da população negra, teve como membro mais famoso Nelson Mandela (1918-2013), líder da luta contra o apartheid — sistema que restringia os direitos dos negros.

Fontes: AFP, The Constitution of the Republic of South Africa, Council on Foreign Relations, DW, G1, News24, Reuters e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido