O parlamento britânico rejeitou pela terceira vez um acordo que estabeleceria regras e procedimentos para uma saída mais “suave” do Reino Unido da União Europeia, processo chamado de Brexit. Em 29 de março, a proposta, apresentada pela primeira ministra Theresa May, foi recusada por um placar de 334 contra e 286 a favor.

Como você viu no Joca 127, inicialmente, o Reino Unido deveria sair da União Europeia no dia 29 de março, mas o país pediu um adiamento do prazo de saída. No dia 21, a solicitação foi aceita pelo Conselho Europeu, mas com algumas condições: a data de retirada será adiada para 22 de maio caso o país aprove um acordo. Se isso não acontecer, a saída terá que ocorrer até 12 de abril. Até o fechamento desta edição, não havia uma definição final de como acontecerá a retirada.

A União Europeia afirmou em comunicado que a possibilidade de o Reino Unido sair sem um acordo é a mais provável agora e que o bloco está preparado para enfrentar esse cenário.

Correspondente Internacional

“Eu acho que o Brexit seria ruim porque, enquanto o Reino Unido ainda faz parte da União Europeia, nós temos mais facilidade de conviver com outras culturas. Além disso, o bloco é bom para o comércio. O único lado positivo da saída é que nós não teríamos que seguir toda a burocracia [formalidades, como documentos] da União Europeia. Seria mais fácil de tomar decisões porque só o Reino Unido teria que aprovar, mas não acho que isso valha a pena”, Jessica O., 12 anos, de Londres, Inglaterra

Jéssica O. #PraCegoVer: uma foto em preto e branco da correspondente Jéssica. A menina brinca entre os galhos de uma árvore e sorri para a foto. Ela usa roupa de moletom e está com os cabelos soltos. Imagem: arquivo pessoal.

Quer saber mais sobre o Brexit? leia as edições 124 e 127 do Joca.

Fontes: BBC, The New York Times e União Europeia.

Reportagem publicada originalmente na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido